Decorrência da teoria das relações humanas

Depois da chegada da teoria das relações humanas, uma nova linguagem vem sendo abordada em vários ramos da sociedade, inclusive na área administrativa, onde novos assuntos estão vindo a tona, tal como a motivação dos funcionários , comunicação, organização formal, comportamento de liderança, dinâmica em grupo, entre outros.

Os princípios clássicos dessa estrutura começa a ser discutido e remodelado. Atualmente, a felicidade humana passou a ter um olhar diferente, porque o homo economicus cede lugar ao homem socialafiliado. Agora os pensamentos não são voltados apenas para a execução das tarefas, mas para as pessoas que as realizam.

Motivação

Essa é uma das teorias que buscam explicar o comportamento dos indivíduos. A teoria da administração cientifica afirma que a motivação, anteriormente, era buscada financeiramente por meio de recompensas salariais e materiais de trabalho. A experiência realizada em Hawthorne mostra que a recompensa financeira não é o único fator que influência na satisfação do trabalhador.

O pesquisador Elton Mayoafiliado e sua equipe abordavam, em sua teoria, que o trabalhador  tornava-se mais motivado com recompensas simbólicas e sociais, não somente materiais.

Necessidades humanas fundamentais

Todas as necessidades descritas abaixo foram regulamentadas pela teoria das relações humanas.

» Fisiológicas: denominadas como necessidades vitais, relacionadas com a sobrevivência do ser humano, tal como a alimentação, abrigo, proteção, segurança, sono, atividades físicas, etc;

Decorrência da Teoria das Relações Humanas

» Psicológicas: são aprendidas e adquiridas com o decorrer da vida. São essenciais para o bem estar emocional do ser humano. Quase não ficam satisfeitas completamente, pois sempre há um ponto á discutir em relação as situações vividas;

» Autorrealização: envolvem necessidades fisiológicas, psicológicas, a cultura dos indivíduos, sua educação e metas. O homem procura,sempre, maiores satisfações no decorrer da vida, tendo vários impulsos para alcançar seus objetivos com o seu próprio potencial. Dessa forma ele se autodesenvolve interiormente.

Através dessa teoria e das necessidades fundamentais dos seres humanos que elas abordam, o seu modelo passou a ser inserido em várias empresas para proporcionar as realizações dos indivíduos dentro do meio de trabalho.

Atitude e moral

Ambos conceitos foram intitulados pela Teoria das Relações Humanas, onde a moral se trata de uma decorrência do estado motivacional, sendo assim uma atitude mental provocada pela satisfação ou pela insatisfação das necessidades dos trabalhadores.

Quando a moral é elevada, ela é acompanhada de atitudes de interesse, entusiasmo, afiliadoidentificação, impulso em relação ao emprego,  disciplina, etc.

Liderança

Com a chegada da teoria das relações humanas,  a liderança passou a ganhar espaço informal sobre o comportamento dos indivíduos. Um bom exemplo disso foi a experiência realizada em Hawthorneafiliado, onde teve o mérito de demonstrar que a existência de líderes informais mantinham estrito controle sobre o comportamento do grupoafiliado, fazendo com que os trabalhadores tivessem uma melhor atuação em suas atividades.

A teoria afirma ainda que a liderança se trata de uma influência interpessoal exercida em diversas situações, sendo dirigida através da comunicação entre os indivíduos e alguns demais fatores. Essa particularidade ainda vem sendo muito pesquisada, mas já é bastante abordada em várias empresas como um ponto chave de seu crescimento e de seus funcionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.