De onde vem o ferro, sua descoberta é utilidades.

O ferro é uma das substancias químicas encontradas na tabela periódica, ele é um metal, seu numero atômico é 26  e sua massa atômica e de 56 u. Na natureza o ferro e encontrado como mineiro, ele é extraído de das jazidas, geralmente encontrado em maior quantidade abaixo da terra.

Uma das substancias mais usadas o ferro. Seu uso histórico começou a cerca de 3000 a.C. apesar de não ser o metal mais utilizado, pois ainda havia uma preferencia geral por bronze, principalmente na região central e sudeste da Europa, por volta do ano mil antes de Cristo, os gregos começaram a utilizar o ferro, talvez por uma escassez de outros metais, e por aperfeiçoamento na tecnologia em manejar o ferro.

ferro

Sua descoberta

Por volta do ano 430 a.C para melhorar o ferro foi descoberto o processo de carburação, que consiste em adicionar carbono no ferro, descobriu-se que forjando o ferro sobre um leito de carvão vegetal, ao resfria-lo era ficava mais duro, apesar de ainda n ser mais duro que o bronze. Essa era uma primeira camada do futuro aço.

Bem utilizado pela humanidade

Atualmente o ferro é o metal mais usado do mundo, cerca de 95% das produções de metal são feitas com ferro, ele é usado para construção de pontes, carros, motos, estrutura de construções, aparelhos eletrônicos, etc… Ele é muito usado como liga metálica, dando origem a outras formas de metal, como o caso do aço e do ferro fundido.

ferro

Ferro é nutriente ?

O ferro também é um das importantes substancias para o corpo humano, ele é encontrado em diversos alimentos e é essencial para a manutenção e bom funcionamento do corpo, a falta de ferro no sangue causa um problema conhecido chamado anemia, a sua quantidade em excesso também pode causar problemas como a hemocromatose que prejudica o bom funcionamento das células.

Podemos encontrar o ferro em alimentos como o brócolis, couve, feijão, nozes, castanhas, frutas secas, etc. A quantidade de ferro mínima no sangue vai aumentando conforme a idade, também em casos de gravidez uma boa quantidade de ferro pode ser necessária, a vitamina C é uma substancia que pode ajudar na absorção de ferro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.