De onde vem as traças?

As traças são insetos que incomodam muito as pessoas devido a sua infestação nas roupas, papéis, tapeçarias, estofados, frutas secas, grãos e diversos outros alimentos. A maior parte dos produtos que essas pragas entram em contato se estragam, se danificam.

Elas são pragas urbanas, divididas em dois grupos: traças prateadas/de livros (Ordem Thysanura) e as traças de roupas e produtos armazenados (Ordem Lepidoptera).

Informações

Foto de traças
Foto de traças (Foto: Reprodução)

* Ciclo de vida: aproximadamente uma geração em cada ano;

* Aspecto larva: com até 20 mm de comprimento, com cor branco sujo e cabeça castanha;

* Aspecto crisálida: de 15 a 20 mm de comprimento em um casulo de seda;

* Aspecto adulto: de 8 a 14 mm de comprimento, com asas dianteiras em castanho escuro, cada uma com três ou quatro pontos pretos;

* Condições essenciais: pouca luz, calor e umidade.

Enquanto larvas, as traças ficam pregadas nas paredes, portas, janelas e são muito encontradas dentro do guarda roupa. E isso se torna um fator preocupante devido o inseto poder causar irritações no indivíduo ou manchas, buracos, resíduos e odores nas roupas.

Controle e Prevenção

Para controlar a proliferação das traças é necessário que se tenha muita atenção nos seus principais locais de infestação. Evite o acúmulo de papéis velhos, o acúmulo de umidade, roupas jogadas no chão, evitar a entrada de objetos em caixas de papelão provenientes de locais infestados, manter limpos rodapés e frestas, inspecionar periodicamente roupas, tapetes e outros objetos, além de manter sempre toda a casa e os móveis bem limpinhos.

Os alimentos que forem contaminados ou suspeitos de contaminação devem ser descartados. Alguns inseticidas também são indicados para conter as traças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.