De onde vem as lágrimas

As lágrimas são um fenômeno natural do organismo, mas as mesmas seguem todo um processo para que então sejam expelidas pelos olhos. Esse líquido que escorre pelos olhos, é composto de proteínas, gorduras, água e sais minerais, produzido pelas glândulas lacrimais que estão localizadas na parte interna de cada um dos olhos.

A principal função das lágrimas é a de lubrificar os olhos como forma de protegê-los contra diversas substâncias estranhas, que comumente podem causar infecções. Por isso que a mesma está contida de sal e lisozima, uma enzima que combate os micro-organismos patogênicos como, as bactérias que podem afetar a saúde ocular.

Lágrimas
Vários fatores externos podem desencadear a produção das lágrimas, como produtos irritantes.

Além de proteger a visão, as lágrimas também servem para limpar regularmente os olhos, desde a parte interna das pálpebras, no lago lacrimal, onde acontecem a drenagem através de condutos lacrimais minúsculos até que sejam convertidos no saco lacrimal, para então atravessar o conduto nasolacrimal onde chegam até as fossas nasais.

Vários fatores externos podem desencadear a produção das lágrimas, como quando o nariz ou olhos ficam irritados ao entrar em contato com substâncias química, ou produtos que surtam reações alérgicas. Estímulos internos derivados de reações emotivas também provocam as lágrimas, mas o processo funcional das lágrima continua sendo o mesmo, mas nesse caso, o volume é um tanto maior que o normal, por isso a pessoa chora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.