Custo para abrir uma mercearia

As facilidades para a abertura de micro e pequenas empresas vem facilitando muito a vida de milhares de indivíduos no país, principalmente daqueles que tem o sonho de ser um empreendedor de sucesso, conquistando seu espaço no mercado e o melhor de tudo, trabalhando para si mesmo.

Um dos mais antigos empreendimentos e que ainda vem recebendo destaque na área comercial são as mercearias ou empórios. Esses centros de vendas de produtos passaram por reformulações estruturais, mas ainda contam com uma magnífica simplicidade e aconchego, principalmente porque os empregadores e funcionários ainda possuem muita afetividade com sua clientela.

Suas abordagens estão sempre circundando os meios de reposição de produtos e gêneros de primeira necessidade ou para reserva na despensa dos consumidores. Em relação a sua localização, podemos afirmar que as praças mais indicadas para esse tipo de estabelecimento são as próximas a conjuntos de residências, bairros e condomínios.

Custo para abrir uma mercearia
Mercearia organizada e decorada para chamar atenção dos clientes.
(Foto: Reprodução)

Como abrir?

Especialistas recomendam que as agências do SEBRAE sejam procuradas para que os investidores consigam dinamizar um plano de negócios mais organizado, associando as suas características ao perfil do empreendedor. Mas se o indivíduo possuir noções básicas de como funciona toda essa sistematização, pode começar os seus planejamentos sozinho.

Quais os custos?

Estima-se que o preço médio para a abertura de uma mercearia seja de R$ 20.000,00 mil reais e que o seu retorno aconteça em até um ano e meio, porém, isso vai depender de onde a loja ficará, quais produtos irá vender, os preços cobrados por cada um deles, a concorrência comercial, entre outros múltiplos fatores que devem ser bem analisados.

Dicas

Avalie bem o mercado antes de tomar qualquer iniciativa.

Aposte em consultorias nos meses iniciais da abertura da empresa, para que profissionais especializados consigam ensinar diretrizes importantes para sua conceituação de empreendedor.

Procure ter um estabelecimento bem localizado, organizado, com um bom estoque de produtos, variedade e preços acessíveis, que possam ser agradáveis para o bolso do consumidor e também para o caixa da empresa.

Tenha sempre em mente projetos que driblem a concorrência, fazendo com que os consumidores locais e das redondezas se sintam atraídos, não comente pela variedade de mercadorias e bons preços, mas pelo pelor atendimento, formas de pagamento, qualidade dos produtos, etc.

Observação

Procure saber se a Prefeitura local, a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros da região não solicitam alvarás para a abertura do centro comercial, porque em casos de inspeção, se o empreendedor não possuir a documentação devida, poderá ser multado e ter sua loja fechada por um determinado período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.