Cursos mais concorridos Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um sistema regido pelo MEC (Ministério da Educação), responsável por disponibilizar ofertas de vagas nas instituições de ensino superior, sendo elas de caráter público, para todos os candidatos do Enem (exame Nacional do Ensino Médio), que utilizam suas notas para concorrer aos cursos apresentados.

O processo seletivo funciona através da inscrição desses indivíduos, que podem optar por até 2 cursos dentre as vagas ofertadas, escolha que pode ser modificada durante todo o período de registro, sendo considerada apenas a última alteração confirmada. A normatização da seleção é viabilizada através da conjuntura de notas dos participantes e das políticas afirmativas do sistema.

Inscrição

As inscrições do Sisu são disponibilizadas duas vezes no ano, sendo uma no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre. O cadastro do candidato é executado no próprio sistema, através do número de inscrição e a senha no Enem. Não existe cobranças de taxas para essa prática.

Cursos mais concorridos

Cursos mais concorridos Sisu
Sisu.
(Foto: Reprodução)
  • Medicina;
  • Direito;
  • Engenharias;
  • Administração;
  • Educação Física;
  • Enfermagem;
  • Produção Multimídia;
  • Ciências Biológicas;
  • Psicologia;
  • Pedagogia;

Observação: Em relação as instituições mais procuradas, a listagem do MEC sita a UnB, UFMG, USP, UFRJ, UFBA e UFRPE.

Documentos

A entrega de documentos só será necessária caso o candidato consiga ser classificado, ou seja, na efetivação da sua matrícula perante a rede de ensino escolhida.

Resultado

O resultado da disputa pelas vagas fornecidas poderá ser consultado no site do Sisu, através do Boletim de Acompanhamento, pelo telefone 0800 616 161 e também nas instituições de ensino superior em que foi solicitado o curso, pelo candidato.

Sisu e ProUni

Os candidatos que estão escritos no Sisu também poderão se inscrever no ProUni, desde que atendam as normativas expressas por ambos programas.

Transferência de curso

Esse processo pode sim ser executado, desde que a instituição em que o aluno esteja matriculado aprove o procedimento. É essencial que as regulamentações da rede sejam examinadas.

Oferta de vagas

As instituições oferecem vagas tanto para o sistema universal, quanto o de cotas (na maioria das vezes). Portanto, fique atento e caso opte pelas políticas afirmativas, tenha consciência de que terá que comprovar os requisitos exigidos para tal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.