Curso preparatório para o ENEM

A cada edição do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, observa-se a cobrança de um nível maior de conhecimento a cerca das disciplinas que norteiam as questões contidas no caderno de provas. Na redação também se tem exigências sobre a tipologia textual dentro do tema proposto, bem como o uso correto da língua padrão. Com a importância desses requisitos capazes de conceder a aprovação do candidato, é preciso que o mesmo se prepare adequadamente para alcançar a média ideal.

Pensando nisso, muitas instituições de ensino elaboraram cursos preparatórios para o ENEM, baseando-se nos métodos dos famosos cursinhos de vestibular. A estrutura de ensino é mesma, a diferença está na ênfase maior sobre os conteúdos predeterminados. São dispostos cursos em aulas presenciais, e também em formato EAD. Neste último caso, o ensino é mais prático, pois o aluno pode se acompanhar vídeos aulas através da internet, e ainda adquirir materiais em diferentes formatos.

cursinhos preparatórios ENEM e VEstibular
As aulas nos cursinhos preparatórios para Enem estão cada vez  mais cheias, por causa da concorrência.

O curso preparatório à distância oferece uma ampla margem para o estudo, uma vez que o aluno decida quando, em qualquer lugar e nos horários que melhor achar ser conveniente para lidar com os conteúdos, ou seja, estuda de acordo com sua capacidade e ritmo. Geralmente os cursos preparatórios para o Enem duram em média 90 dias, onde todos os conteúdos são divididos em aproximadamente 130 horas. Esse padrão de carga horária é ideal para o tipo de exame, mas o aluno também pode aperfeiçoar seu conhecimento com materiais excedentes.

Dentro do curso, o aluno irá aprender a dominar linguagens e normas da Língua Portuguesa, enfrentar situações-problema e apresentar soluções eficazes de diferentes formas, construir argumentação, compreender fenômenos, seja naturais, histórico-geográficos, tecnológicos e etc. Também pode conhecer mais sobre o uso de linguagens artísticas, matemáticas científicas e o estudo de línguas estrangeiras. Lembrando que o foco principal está nas competências e habilidades relacionadas a objetos de conhecimento.

Nos cursos preparatórios o aluno pode enumerar suas dúvidas que o professor irá auxiliá-lo da melhor maneira possível. Além disso, pode participar de fórum de discussões sobre temas variados que estejam de acordo com a grade do curso. Existe ainda meios interativos para aumentar a margem de conhecimento, que está na integração de jogos, animações e exercícios de fixação do conteúdo. O curso preparatório possui valores diferenciados de acordo com cada instituição, mas em média custa em torno de R$144,00 e R$250,00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.