Cultura da região Norte

Bumba meu Boi
Bumba meu boi é um forte traço folclórico da região Norte

O Norte é a maior região e com menor densidade demográfica do Brasil, o que fomenta essa dualidade é a grande cobertura natural que o território tem, que torna difícil o desenvolvimento desmedido, ainda bem, pois, isso faz com que os povos que ali habitam tenham suas raízes culturais mantidas, e que a exuberante fauna e flora continuem vivas.

É difícil quando se trata da região norte estabelecer um padrão cultural, apesar do contingente populacional ser relativamente baixo a uma infinidade de entrocamentos culturais. Vieram para a região africanos, europeus  e emigrantes de todas as partes do país, sem falar do legado indígena  é nesse solo que a maioria das tribos indígenas brasileiras existentes faz morada, tudo isso e a proximidade com o natural, dá a essa zona uma misticismo cultural muito forte.

Um dos maiores eventos norteiros é o festival do Boi Garantido e Caprichoso, uma espécie de Carnaval que acontece em meados de Julho na cidade amazonense de Parintins  e figura um disputa pacífica entre duas torcidas. Outro gigantesco rito da região Norte é o Cílio de Nazaré, uma romaria que reúne anualmente mais de dois milhões de fieis uma das maiores procissões de fé da América latina. No âmbito religioso cristão se destaca também por ser nesta região o a segunda maior encenação da paixão de Cristo do mundo.

Na  musica prevalece o Carimbo, ritmo de origem Tupinambá, mas, com forte miscigenação nos costumes africanos, a dança acontece aos pares onde o homem vai até a mulher batendo palma numa espécie de convite a roda, depois disso, ficam em rotação em torno de si próprios formando todos um circulo. A Congada é outra festa com forte teor sincrético entre a cultura europeia e a negra, que ocorre geralmente no encerramento do ano.

Tacaca
Tacaca é uma das iguarias da culinária do Norte

No quesito folclore, o Norte é ainda mais plural, entre as principais lendas estão o boto cor de rosa, o Boitatá, a Vitoria Régia, Iara, Curupira, Cobra Honorato, entre outras. Já a culinária é um dos principais expoentes desse povo, quem nunca saboreou um bolo de mandioca, comeu castanha, beju ou tomou açaí? todas essas são dádivas do Norte, e não é só isso, tem ainda  Tucupi,Tacacá, Maniçoba e a goma.

No artesanato destaca-se os artigos indígenas  origens calcadas nos rituais próprios de cada tribo, contudo, hoje são resinificados e tornam-se gerador de renda para essa população, vendendo-os com artigos decorativos ou recordações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.