Cuidados para engravidar

Toda mulher em uma fase da vida sonha em ser mãe e sentir uma das sensações físicas e emocionais mais incríveis do mundo, a de gerar um bebezinho em seu ventre, sentir ele crescendo e se desenvolvendo até o momento do seu nascimento. Desse ponto em diante, começam a acompanhar a sua trajetória de vida, sendo o principal suporte dele para se tornar um ser adulto.

A ligação que existe entre uma mãe e seu filho é inexplicável e por isso se torna algo tão instintivo, necessário e fabuloso! Devido a complexidade dos processos que o organismo passa para gerar o feto, é extremamente essencial que cuidados sejam tomados no início, durante e depois da gravidez, assim toda essa dinamização ocorrerá de forma saudável.

Antes de tomar essa importante decisão, pense bastante e converse sobre o assunto com o seu parceiro, ele terá um papel essencial durante a gestação e depois dela também. Se ambos estão de acordo com a ideia, siga as recomendações a seguir e boa sorte!

 Procure um bom obstetra ou ginecologista para bater um papo sobre essa possibilidade, analisar os pós e os contras de promover essa prática com a idade e condições de vida em que se encontra, sabendo como o seu corpo está e como poderá vir a se portar nas fases gestacionais.

Cuidados para engravidar
Gestante segurando uma rosa amarela.
(Foto: Reprodução)

 Faça uma bateria de exames para constatar se nenhum transtorno está acometendo a saúde e se a disfunção constatada (caso exista) pode vir a atrapalhar o desenvolvimento da gravidez.

 Se tudo estiver bem, comece a tomar a quantidade de ácido fólico recomendada pelo médico, essa vitamina (B9) participa de toda a formação do feto, prevenindo que o organismo da criança apresente qualquer tipo de disfunção. Indica-se que esse medicamento seja ministrado cerca de 3 meses antes de engravidar.

 Mantenha o seu cartão de vacinação em dia.

 Mude toda a sua alimentação, adicionando a sua rotina uma reeducação alimentar super equilibrada, rica em nutrientes benéficos para o seu corpo e também para o crescimento do bebê.

 Diminua a ingestão de produtos que contenham cafeína, principalmente depois que engravidar. Os compostos encontrados nesses elementos fazem com que o organismo não consiga absorver a quantidade de ferro necessária durante a gravidez, particularidade que pode afetar o desenvolvimento do feto no útero.

 Tente ficar sempre no peso ideal. Não use a desculpa de comer por dois, isso poderá acarretar sérios problemas de saúde, como a diabetes e a obesidade.

 Pratique exercícios físicos regularmente com o acompanhamento de um profissional da área. Isso deixará o seu corpo em forma, dando a ele mais vitalidade e saúde e, por consequência, deixando-o mais vantajoso para possibilitar uma gestação.

 Pare ou evite ao máximo o consumo de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, suas substâncias provocam sérios danos para a mãe e também para o feto.

 Controle suas emoções, evitando ficar estressada, ansiosa ou com qualquer tipo de humor que desequilibre suas bases.

 Investigue seu o histórico familiar e do seu parceiro, a genética influencia muito durante a gestação. Caso alguma constatação seja relevante, avise ao médico sobre as descobertas para que exames preventivos sejam articulados.

 Faça uma planilha financeira sobre a média do que irá gastar durante a gravidez com o pré-natal e comprando o enxoval do bebê, com o parto e durante o resto da sua vida, filho dura para sempre, estuda, adoece, entre outros fatores que envolvem o gasto de valores elevados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.