Cuidados com uma gestação de alto risco

A gravidez é um dos momentos mais emocionantes da vida de qualquer mulher, não apenas porque ela vai ter um filho, mas sobre todas as emoções, modificações no corpo, ansiedade, dúvidas e preocupações que ela terá durante esse processo. A maioria das gestações, possuem um fluxo saudável, quando o organismo da mamãe proporciona o mesmo fator. Mas em alguns casos, algumas complicações são vistas, onde pode-se prejudicar a saúde da mãe e do feto. Nas situações mais graves, pode ocorrer ainda a morte do bebê antes mesmo dele nascer e trazer sequelas a mulher, tal como a infertilidade.

É necessário que ao se preparar para ter um bebê ou assim que descobrir que está gravida, que procure um médico, inicialmente podendo ser um ginecologista e logo após um obstetra. É importantíssimo que seja realizado o pré-natal a risca pois alguns medicamentos são necessários para proporcionar uma melhor formação do feto e para manter a boa saúde da mulher Em outros casos, é necessário fazer diversos exames e se constatado qualquer irregularidade no organismo, um tratamento também deverá ser realizado. Tudo isso só poderá acontecer por prescrição médica.

No pré natal são realizadas diversas consultas, onde a paciente e o seu bebê terão toda a seguridade de um bom profissional orientando sempre o que fazer ou não, fazendo as medições da criança, acompanhando o seu desenvolvimento e verificando sempre como está a sua saúde e a da sua mãe.

Causas mais comuns de uma gravidez de risco

Consumo excessivo de álcool e tabaco durante a gravidez;

Gestação de risco, o que fazer?

Viver em condições precárias;

Gravidez de gêmeos;

* Pré-eclâmpsia, problema que geralmente ocorre a partir da segunda metade da gravidez, sendo caracterizado pelo aparecimento de edemas, hipertensão, dores de cabeça, disfunção renal, entre outros;

* Cancro do colo do útero;

* Doenças de cariz cardíaco;

* Quando a mulher tem mais de 40 anos;

* Quando a gestante tiver idade inferior a 15 anos;

* Quando a gestante é portadora de HIV-Sida;

* Quando já sofreu um aborto;

* Quando a mulher tem hemorragias ao longo de grande parte da gravidez.

Como agir em relação a uma gravidez de risco?

Após a identificação do problema que está acontecendo na gravidez que a torna com qualquer tipo de risco, é necessário que a mamãe tenha consciência de que tudo poderá acontecer nesse processo e que se não seguir a risca as recomendações médicas, que poderá ocasionar diversos fatores tanto a si quanto ao bebê durante a gestação, na hora do parto ou após ele.

Cada organismo corresponde e age de uma maneira diferente. Mesmo que possuam o mesmo risco, o tratamento de uma paciente pode ser diferente do da outra. Por esse motivo, é essencial que o pré natal seja realizado com um bom profissional, que as consultas sejam mais frequentes e que qualquer sinal ou sintoma diferente seja comunicado ao médico.

É muito importante que o repouso seja mantido durante toda a gravidez, que alimentação seja balanceada, que a mulher tome bastante líquido e procure sempre fazer todos os exames necessários para avaliar como a gestação está com o decorrer do desenvolvimento do feto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.