Cruzar os dedos ajuda a diminuir dores

O mundo é repleto de mitos e verdades em relação as crendices, manias e práticas culturais e, por essas razões, quase nunca sabemos até quando devemos acreditar nas dicas dadas pelas pessoas mais idosas e experientes em relação a saúde.

É incrível como esse público possuem técnicas para a contensão de sintomas e como garantem alívio rápido dos desconfortos. Dentre os assuntos mais levantados por eles, podemos citar a ação de estralar os dedos para diminuir as dores físicas. Mas será que isso realmente resolve?

Cruzar os dedos ajuda a diminuir dores
Homem com os dedos cruzados.
(Foto: Reprodução)

Segundo os cientistas do Instituto de Neurociência Cognitiva, da Universidade Global de Londres, essa afirmação é verdadeira, prova disso foi a última pesquisa realizada por eles, onde utilizaram o experimento “thermal grill illusion” em um grupo de pessoas, destacando incríveis percepções.

As análises foram executadas com o cruzamento dos dedos, sendo estes expostos a meios frios e quentes. Veja:

Colocando estímulos quentes nos dedos indicadores e anulares e fria no médio, a percepção de ardor se apresentou no dedo médio. Quando este mesmo dedo foi cruzado sobre o indicador, o desconforto diminuiu drasticamente.

Em outro caso, os cientistas estimularam o frio sobre o dedo indicador e o calor sobre os médios e anulares. Nesse processo as respostas foram contrárias a anterior, porque o ardor aumentou demasiadamente quando os dedos médios e indicadores foram cruzados.

As respostas dos impulsos de ardor foram excepcionais, sendo super intrigante a maneira como o cérebro responde os impulsos de acordo com os fatores externos e o movimento do corpo. Por esses estudos é possível observar que as alterações padrões podem sim interferir a maneira como a dor é interpretada pelo órgão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.