Cotas para alunos de escolas públicas

Cotas sociais e raciais
Cotas sociais e raciais

Cotas

As cotas são reservas de vagas destinadas a alunos que se enquadram as classes de menor cunho financeiro – social – e racial. Elas são destinadas a pessoas que sofram preconceito de qualquer forma ou que não tenha condições financeiras, esses dados são recolhidos pelo sistema de inscrição da matrícula através de um sistema de perguntas.

Os dados recolhidos são analisados e os assistentes sociais das instituições que convocam os alunos que se enquadrem nesse sistema para ser avaliado se todas as informações conferem, podendo ainda exigir documentos que comprovem tais informações.

Cotas públicas nas faculdades

As instituições federais devem destinar 50% de suas vagas para alunos de escolas públicas até 2017, metade para as famílias que tenham renda inferior a um salário mínimo e meio e a outra metade para as que recebam mais que essa quantia, considerando ainda que nesse processo dos 50% é inserido a contagem de famílias que são negras, pardas e indígenas.

Cotas
Sistema de cotas sociais aprovado.

Esse sistema começa a ser implantado no Brasil no ano de 2013 e tem até 4 anos para que todas as instituições superiores federais destinem a metade de suas vagas para alunos de escolas públicas. Para o processo de readaptação, foi informado que todas as instituições terão que aumentar a porcentagem de vagas para esses alunos a cada novo vestibular, para quando chegar ao final do prazo, já conseguirem suprir a demanda que lhe será destinada em vagas para esse caso.

Assistência Estudantil

Com a inserção dessa nova lei, as assistências estudantis receberão aproximadamente R$ 600 milhões a mais para conseguir destinar benefícios e atender todos que serão inseridos no programa. A fiscalização para que ela seja respeitada irá ser feita pelo MEC e pela Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

Representação de como terá que funcionar o novo sistema de cotas:

Sistema de divisão de cotas
Novo sistema de divisão de cotas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.