Correção da redação do Enem 2012

Os indivíduos que concorreram no processo seletivo do Enem 2012 já podem acessar o espelho de suas redações, recentemente o Inep divulgou os a versão digitalizada da prova. É possível ainda comparar seu desempenho individual com a média brasileira no quesito, mas, a redação  não pode ser usada para o aluno recorrer de sua nota, que para conseguir uma segunda correção deverá abrir um processo jurídico.

redação Enem
Conferir sua redação é importante, pois, você consegue descobrir como anda suas competências na hora de escrever

No que tange a forma de correção algumas mudanças foram notadas é bom os candidato estar ciente delas para entender a logística de sua nota, primeiro, o texto pode atingir uma um máximo de mil pontos, e pará chegar a um resultado dois corretores avaliaram os escritos. Se por acaso houver um discrepância de mais de 200 pontos entre a notas de cada corretor, um terceiro  será solicitado, se mesmo assim persistir a diferença o constructo será encaminhado   para uma banca avaliadora.

Quem não respeitou as regras da prova prescrita no edital corre o risco de ter tirado 0 em seu manuscrito, copiar trechos dos textos de apoio  escreve com caneta de tinta preta; não atingir o número mínimo de linhas; que para essa edição foram 8; transcrever palavras ofensivas e vexatórias; entregar a redação em branco e não escrever dentro de uma estrutura dissertativa argumentativa  são os principais geradores de resultados tão lastimáveis. É importante também ter atenção na caligrafia, a letra legível facilita a correção e a fluidez da sua redação. Se precisar obtenha o guia da da redação do Enem.

“Fluxo Imigratório para o Brasil do século XXI” foi o tema da avaliação textual do Enem 2012, para atingir  razoavelmente as metas do exame  o estudante deveria abarcar algumas competências na sua escrita, demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa,  saber se estabelecer criticamente fronte ao tema, conseguir transcrever suas ideias dentro das balizas de um texto dissertativo-argumentativo, dar uma solução para os problemas levantados respeitando, é claro, a ética social.

Se deseja conferir o espelho de sua prova com finalidade pedagógica é muito fácil, basta acessar o portal do Inep e navegar até  página de  resultados da prova,  lá são exigidos a senha, o CPF e o ano do processo seletivo que você tenha participado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.