Cores de um corrimento e seus significados

Os corrimentos, em pequena quantidade, sem cor e sem odor, são produzidos pelo corpo para proteção da genital feminina, pode-se ocorrer uma variação no corrimento normal, quando a mulher está próxima ou terminando de ovular, quando está muito estressada, quando está gravida ou excitada.

Quando o corrimento proporciona uma diferença em sua quantidade, em seu cheiro e em sua aparência, quer dizer que algo de errado está acontecendo com a genital feminina e que um tratamento deverá ser realizado após o diagnóstico de um ginecologista.

Após perceber a mudança do corrimento, a mulher deve marcar uma consulta com um ginecologista, onde ele irá ver a roupa intima da paciente e fazer algumas perguntas. Logo após, ele irá fazer um exame para confirmar qual tipo de infecção ou doença que o corrimento está indicando, podendo ser um papanicolau, uma cultura do colo do útero ou um exame do corrimento no microscópio.

Tipos de corrimentos anormais

Tipos de corrimento

* Corrimento branco ou acinzentado: quando a aparência é espessa, com coceira, ardência e dor, pode ser um sinal de que a pessoa esteja com candidíase. Doença causada por uma grande quantidade de aglomeração de fungos. Não é transmissível.

* Corrimento branco ou acinzentado com odor: quando possui aparência espessa, com coceira, dor, ardência e mau cheiro. Pode ser um sinal de vaginose, quando há uma alta aglomeração de bactérias na genital e o nível de acidez sofre alterações, piorando ainda mais após as relações sexuais;

* Corrimento amarelado-esverdeado: quando possui aparência espessa, com dor, ardência, coceira e mau cheiro, pode ser um sinal de tricomoníase, doença transmitida sexualmente por parasitas e em alguns casos podem se desenvolver infecções assintomáticas nas mulheres;

* Corrimento amarelado: quando possui aparência de pus, com mau cheiro, coceira e ardência intensa, pode ser um sinal de gonorreia ou infecção por clamydia, doença transmitida sexualmente por acumulo de bactérias, fazendo com que ocorra inflamações na genital e feridas no colo do útero;

* Corrimento marrom ou com sangue: pode ser um sinal de desregularização da menstruação ou aparecimento de câncer na genital, no endométrio ou no colo do útero.

Tratamento

Após a avaliação médica, se constatado alguma das doenças ou infecções citadas acima, será feito um tratamento de 3, 7 ou 14 dias com uso de medicamentos, sendo que em todos os casos, tanto a mulher quanto o homem deverão ser tratados, exceto em casos de candidíase. O tempo de tratamento será descrito pelo profissional e irá variar dependendo da densidade do problema.

Os principais medicamentos prescritos são anti-inflamatórios, antibióticos e pomadas.

Dicas

Para prevenir o aparecimento de corrimentos anormais, siga as instruções citadas abaixo, que ajudaram a manter a genital saudável e sem anormalidades.

* Tenha boa higiene;

* Não fique muito tempo com a mesma roupa intima;

* Não lave dentro da genital com nenhum componente que não seja água;

* Evite fazer duchinhas;

* Mantenha relações sexuais com preservativos;

* Use peças intimas de algodão;

* Durma com roupas largas e sem a peça intima para que a genital respire;

* Troque os absorventes de 4 em 4 horas;

* Utilize sabonete intimo para a limpeza da região – mas em pouca quantidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.