Coordenadas geográficas latitude e longitude exemplos e fuso horários

A coordenadas geográficas são maneiras de se localizar no mundo, a partir linhas e divisões conceituais a partir do mapeamento de determinada área ou do planeta inteiro.

Esse estilo de localização foi aperfeiçoado por muitas etnias durante os séculos de nossa experiência humana. A partir dos tempos das grandes navegações ibéricas, ouve uma explosão de conhecimentos e técnicas novas e abrangentes sobre esses conceitos. Desde então, a ciência por traz disso só evoluiu ainda mais.

coordenadas

Atualmente, toda a tecnologia de localização utiliza esses sistemas. Os populares GPS agora presentes até nos modelos de smartphones, por exemplo seguem esse princípio. Essas coordenadas são compostas em:

Plano Equatorial – Uma divisão imaginária do planeta entre os polos Norte e Sul, como se cortassem a terra ao meio.

Paralelos – São as linhas imaginárias que correm paralelamente ao plano equatorial.

Meridianos – São linhas paralelas ao meridiano de Greenwich que ligam os polos Norte e Sul.

Latitude – Compreende a distância de um determinado ponto da terra em graus entre a linha do equador e o arco de meridiano.

Longitude – Compreende uma localização específica com mensuração em graus nos paralelos e no meridiano de Greenwich.

Greenwich – É um meridiano que serve como referência aos fusos, reconhecido internacionalmente em 1884 para o calculo desses em Washington. Recebe o nome devido ao fato da linha imaginária passar pelo distrito de Greenwich, em Londres.

Os fusos nada mais são do que as diferenças de horários em cada lugar específico do planeta. Isso pode ser percebido no movimento de rotação da terra em seu próprio eixo. Esse movimento causa as noites e os dias, onde sempre uma face da terra estará apontada para o sol e a outra estará encoberta pelas sombras por estar oposta ao sol.

Esse movimento dura 24 horas, porém em cada lugar as vinte quatro horas são distintas. Para calcular esse horário de forma universal, foi estabelecido por convenção o marco zero que se encontra no meridiano de Greenwich. Como o movimento da terra é de 360 graus e o dia tem 24 horas, se dividirmos 360 por 24, teremos o número 15.

Portando, a cada 15 graus a partir do meridiano de Greenwich, acrescenta-se ou diminui-se uma hora. No caso, sempre a cada 15 graus ao leste, aumenta-se uma hora e acada 15 graus ou oeste, diminui-se uma hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.