Conteudo programatico enem 2013

Aplicação do Enem
Se preparar com antecedência é o principal ingrediente da receita para tirar boas notas no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem) é o principal mecanismo avaliador  do ensino de nível médio brasileiro, através deste milhões de estudantes estão conseguindo o ingresso facilitado em cursos técnicos ou na graduação superior, isso por que, cada vez mais IES aceitam a nota do Enem como substitutivo ao vestibular, concedendo aos candidatos com médias altas no exame bolsas tanto integrais, como parciais. Também trabalha em parceria com o ProUni e o Sisu tornando mais acessível e democrático o ingresso nas Universidade e Institutos.

Quanto a data da prova, muito se polemizou esse ano, tudo por que a presidenta Dilma havia noticiado dois exames do Enem em 2013, mas, recentemente o ministro da educação Aloísio Mercadante desmistificou essa proposta e disse que ainda não há condições para realizar duas avaliações anuais dessa magnitude no momento. O que está certo é que haverá uma única edição em meados de Outubro do próximo ano. O exame será realizado em dois dias consecutivos, no primeiro caderno o candidato responderá as questões referentes às ciências humanas e naturais, no segundo dia serão cobradas as competências em redação, matemática, códigos e linguagem.

Muitos estudantes se perdem na hora de estudar para o Enem, o exame é muito abrangente e abarca a maioria das questões que foram trabalhadas em todo o ensino médio, uma boa dica é pegar aqueles seus manuscritos antigos e dar um revisada em todos conteúdos,  treine bastante redação e esteja sempre atualizado com as discussões contemporâneas, quanto maior o seu acervo de conhecimentos, capacidade crítica e analítica melhor será seu desempenho. É importante saber que o INEP, instituto responsável pelo exame, fez algumas modificações nos critérios avaliativos, diminuiu a quantidade de linhas mínimas na redação e não aceita mais recortes do enunciado da questão ou dos textos de apoio, a forma de correção também está diferente, agora, além do acerto, é avaliado o nível de dificuldade de cada pergunta.

 O exame esta longe de acontecer e, por conseguinte, não estão abertas ainda as inscrições, fique  atento e acompanhe sempre as informações no Portal do INEP. Aproveite o largo espaço temporal que precede a prova para se preparar melhor, elabore uma rotina de estudos procurando deixar uma parte do dia dedicada a esse intento e busque simulados na Internet, assim, ao mesmo tempo que estuda você ganha prática em provas de vestibular. Faça também a rota até seu local de prova, saiba onde fica e o melhor caminho evite surpresas de última hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.