Conteúdo para o Enem 2014

O Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio) é um mecanismo utilizado pelo Mistério da Educação para avaliar o nível de conhecimentos dos candidatos  que terminaram ou estão para terminar o ensino médio. Para os estudantes o exame representa uma oportunidade de entrar de maneira mais fácil no ensino superior, isso porque em muitas IES o Enem adquire peso de vestibular além de ser o principal método para conseguir bolsas pelo ProUni e SISU.

Umas das maiores dúvidas dos estudantes é a respeito  quais os conteúdos estudar para conseguir um bom desempenho na prova 2014, já que ela abrange praticamente todos os conteúdos trabalhados no Ensino Médio, além de questões de atualidades. Muitas pessoas ainda não conhecem a metodologia do Enem, tão pouco possuem prática em provas de multicompetências, dessa forma o primeiro passo antes de dar inicio os estudos é entender o cronograma da Enem.

Enem  2014
Para ter um bom desempenho no Enem 2014 é importante estar atento aos conteúdos exigidos.

Programação do Enem 

O Enem é divido em duas partes aplicadas em dias consecutivos, a primeira etapa ocorre 13 as 17:30 horas e abarca conhecimentos em Ciências Humanas e Naturais. No segundo dia são exigidas as competências em Matemática, Linguagem e códigos, além é claro da redação o candidato terá das 13 as 18:30 horas para concluir a segunda metade do exame.

Em 2012 foram feitas algumas mudanças quanto a avaliação dos constructos textuais dos participantes do exame, entre as mudanças mais importantes podemos elencar a diminuição do número mínimo de linhas de 10 para 8 e a não aceitação de partes de textos de apoio ou enunciado da questão no corpo do redacional, trechos desconexos assim como palavras de baixo calão pode incorrer em nota zero.

Conteúdo do Enem

O conteúdo programático do Enem 2014 deve seguir o mesmo arcabouço dos anos anteriores, podemos secciona-lo em quatro areas do conhecimento:

➤ Ciências Humanas e Suas Tecnologias: abarca os domínios da História, Geografia, Sociologia e Filosofia, conformando ao todo 45 questões;

➤ Ciências da Natureza e Suas Tecnologias: abarca os domínios da Biologia, Física e Química, conformando ao todo 45 questões;

➤ Matemática e Suas Tecnologias: abarca os domínios da Matemática, Geometria, conformando ao todo 45 questões;

➤ Linguagens Códigos e Suas Tecnologias: abarca os domínios do Literatura, Gramática, Artes, Língua Estrangeira, Educação Física e a Redação, conformando ao todo 45 questões mais a dissertação.

As competências e conteúdos exigidos no Enem são bem recorrentes, assim uma forma inteligente de se preparar para o Exame é refazer as questões de provas anteriores, além de simulados que podemos encontrar gratuitamente na internet. Estabelecer uma rotina de estudos também é importante, da mais organização, planejamento e rendimento aos seus esforços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.