Consultar CPF

Para consultar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) é recomendado que a pessoa física se destine até a Receita Federal de sua cidade ou entre pelo site da Receita na internet. Lá o cidadão poderá consultar qual a situação que seu documento se encontra.

Lugares para consultar

Os Correios, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil cobram um valor de R$  5,70 para regularizar o CPF – suas consultas também podem ser cobradas. Outras empresas como SERASA e SPSC também fazem esse serviço, mas apenas para constatar se a pessoa está devendo ou não – se está com o nome sujo -, mas esses serviços são cobrados. Nas lan houses também é possível que se consulte a situação do CPF, mas o preço cobrado é mais alto.

CPF

O lugar mais seguro e mais indicado para que seja consultado esse documento é na Receita Federal, pois além de tudo, ela presta esse serviço gratuitamente.

Todas as pessoas podem solicitar o CPF, como todas que o possuam também podem consultá-lo.

É indicado que a pessoa regularize os dados cadastrais do seu CPF sempre que mudá-los, pois por qualquer dado errado ela pode ter seu documento suspenso, pendente para a regularização ou nulo, e isso pode lhe trazer um desgaste desnecessário para fazer sua reativação.

Cada cidadão tem direito a apenas um número de CPF. Por qualquer eventualidade ele deverá procurar informações na Receita Federal para que não se prejudique, e em casos de perda, roubo ou clonagem deve recorrer a polícia ou a justiça.

Cancelamento

Receita Federal

O cancelamento do documento só pode ser feito através do óbito do cidadão ou por um mandato jurídico – em casos de clonagem.

Quanto tempo demora para regularizar ?

Depois do pedido de regularização do CPF, o sistema tem até 48 horas para deixá-lo em estado regular. Mas se a empresa direcionada para solicitar o serviço pedir que o cidadão vá até a Receita Federal para a conclusão do processo de regularização, o período pode ser maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.