Construção da muralha da China

Muralha da China
Muralha da Cinha.

A Muralha da China é até hoje a maior construção feita pelo homem. Tem aproximadamente 7.300 km de extensão, 7,5 metros de altura e 3,5 de largura. Sua construção remonta mais de dois mil anos de história e inicia-se em 220 a.C. Nesse tempo, a China não era império unificado, mas as constantes invasões a territórios (semelhantes a feudos) por outros povos fez-se necessário criar uma tática de defesa.

Os feudos chineses construíram alguns muros para se protegerem dos invasores. Quando a China foi unificada como único império, Qin Shin Huangdi, primeiro imperador chinês, ordenou que se continuasse a construção dos muros, interligando-os. Por esse motivo, a grande muralha não é igual em todos os seus trajetos. As condições de construção, os materiais utilizados e o tipo de mão de obra causará diferenças em algumas localizações.

A obra também não foi contínua. Foi parada e retomada nas diversas dinastias chinesas. A dinastia Ming investiu consideravelmente na construção da muralha. Depois disso, o projeto não foi mais considerado útil e só na China comunista foram retomadas algumas restaurações. Cerca mais de 1 milhão de pessoas tenham se esforçado na construção da Grande Muralha durante a história, sendo que grande parte desse contingente faleceu pelas péssimas condições de vida nos locais.

Atualmente a muralha é um símbolo nacional chinês que recebe milhares de turistas por ano. Também foi declarada uma das 7 maravilhas da humanidade em 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.