Conservante de suco faz mal a saúde

Industrialização dos alimentos

Como sabemos os alimentos industrializados passam por um longo caminho até chegar as mãos do consumidor, com os sucos artificiais não é diferente, podem ficar dias e até meses nas prateleiras dos supermercados. Para que a qualidade e sabor do produto seja mantida durante esse  tempo os fabricantes adicionam uma algumas substâncias a mistura afim de conserva-las, os chamados conservantes. Mas será que estes ingredientes oferecem algum risco a nossa saúde ?

Conservantes em sucos
O suco de caixinha, é um produto que leva altas taxas de conservante em sua receita

Os conservantes passam por rigorosos processos, afim de atestar sua eficácia e segurança para com a saúde humana, por conseguinte, os órgãos controladores de cada país checam se os conservantes são e se estão dentro dos padrões permitidos.

Os problemas causados pelos conservantes

O problema é que as quantidades estipuladas como aceitáveis na maioria das vezes não atinge as expectativas dos produtores, e como sabemos, na nossa sociedade a lucratividade tem lócus primaz, são adicionados componentes extras na receita quase nunca especificadas no rótulo e dificilmente detectadas em testes. Assim os sucos tornam se verdadeiros venenos  silenciosos, travestidos em embalagens demagógicas, que prega a benevolência do conteúdo para o organismo.

Conservante em excesso

Em todas as pesquisas realizadas, o conservante encontrado em excesso com maior incidência foi o benzonato de sódio, muito utilizado por ser pouco tóxico, o problema é que o consumo do substância gera acúmulo. Alguns estudos recentes chegaram a conclusão que o benzonato de sódio em contato com a Vitamina C  resulta em um produto que aumenta a possibilidade de câncer, o benzeno. Em crianças o benzonato é um motriz da hiperatividade, o que pode corrobora no desenvolvimento de problemas psico-sociais.

Não é a apenas os conservantes o problema dos sucos, estas bebidas também são ricas em açucares, corantes, nitratos e antioxidantes, que juntos potencializam ainda mais os riscos ao corpo. Contudo, não se prive de tudo, não podemos negar que a bebida é saborosa. Tomar um suco artificial esporadicamente, torna quase nulo os efeitos maléficos, sempre que puder opte por bebidas naturais, essas sim fazem um bem real a nossa saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.