Conjuração Baiana resumo

A Conjuração Baiana (1789) também conhecida como a revolta dos alfaiates, aconteceu devido a grande participação dessa classe trabalhadora que, inspirados na Revolução Francesa, carregou muitos dos ideias Republicanos da época.  A cidade de Salvador, onde aconteceu a revolta, passava por uma crise, e uma das causas dessa crise foi por ter deixado de ser a capital e em consequência dessa questão havia perdido uma boa parte dos seus recursos e estava descontente com a administração portuguesa.

conjuração baiana
Imagem da conjuração baiana (foto: reprodução)

A conjuração tinha como principal objetivo o comprimento de seis metas, sendo elas:

  • Emancipação do Brasil como colonia de Portugal e proclamação da Republica.
  • Abolição da escravatura.
  • Abertura comercial para comercio interno e externo com outras nações.
  • Aumento salarial para soldados.
  • Liberdade, igualdade e fraternidade para todas as pessoas.
  • Redução dos impostos.

A Conjuração Baiana contou com a participação de vários populares, entre as classes integrantes da revolta podemos citar os letrados, pobres, comerciantes de baixa renda, escravos, ex-escravos e até padres. Alguns dos nomes que se destacaram como lideres da revolta foi o médico e filósofo Cipriano Barata, o soldado Luís Gonzaga das Virgens e os alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento.

A revolta estava marcada para acontecer no dia 12 de agosto, porém pouco tempo antes um dos integrantes do grupo, o ferreiro José da Veiga delatou a revolta, passando aos informantes sobre quando a revolta aconteceria, dando margem para que as tropas se organizassem e conseguissem impedir o movimento. Ao final do movimento quatro pessoas foram condenadas à morte, incluindo o soldado Luiz Gonzaga e os dois mestres alfaiates Manuel Faustino e João de Deus.

A conjuração Baiana não ganhou tanto reconhecimento quanto a Mineira, entretanto foi uma das pioneiras nos movimentos emancipacionistas com participação das camadas populares. É considerado uma das revoltas que marcaram o processo Republicano brasileiro e trouxe consigo os ideais da revolução Francesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.