Conflitos da guerra fria entre EUA e URSS

O Conflito da guerra fria foi uma verdadeira era de tensão e medo pelo qual o mundo passou por mais de quarenta anos. Realmente o mundo foi dividido em dois blocos, de um lado tínhamos os Estados Unidos delineando o modelo capitalista e do outro a URSS ( conhecida como União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) com o seu sistema político socialista. Mas vamos regressar no tempo, lá para o fim da segunda guerra mundial e, é neste cenário hostil de pós-guerra, que é inaugurado a corrida para garantir a hegemonia de um destes Estados e seus respectivos sistemas que elas defendem. A Alemanha, em 1949, já estava dividida com famoso muro de Berlim que foi erguido separando a capital capitalista da socialista, surgindo a Alemanha Oriental ( socialista) e a Alemanha Ocidental ( capitalista).

Socialismo.

Conflitos da guerra fria em todos os ambitos
Partilha de territórios entre capitalistas e socialistas (foto: reprodução)

A maioria dos países ocidentais aderiram ou foram obrigados a aderir o regime capitalista enquanto a grande maioria oriental aceitou o regime socialista. Ambas as potências começaram a fabricar armas nucleares e, ai estava o grande medo, se um destes países resolvessem atacar o outro com os misseis, a outra responderia a altura.

Os conflitos então tomaram outros rumos, os Estados Unidos e a União Soviética começaram uma corrida armamentista e espacial, e indiretamente entraram em conflitos apoiando países em locais distantes a manterem seus regimes, como o caso da Guerra da Coreia, onde a Coreia do norte queria o Socialismo e a do Sul o capitalismo. Como também foi o caso da guerra da Guerra do Vietnã, onde o Estados Unidos reagiu de maneira violenta mas deixou a guerra amargando a derrota. Outro conflito importante que deve ser lembrado é o da Palestina, onde os EUA apoiou Israel enquanto a URSS apoiava o Afeganistão a palestina.

Apesar desses conflitos serem guerras sangrentas, não foram neles que ficou localizado a repressão das superpotências. Na America do Sul a pressão dos Estados Unidos foi enorme, o mesmo financiou várias ditaduras, inclusive a do Brasil, para reprimir qualquer foco de ideal socialista.Apenas alguns países como Cuba conseguiram e Coreia do Norte que se manterão socialistas e as coisas só se intensificaram com a formação do OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e o Pacto de Varsóvia.

Apesar da URSS ser a primeira a mandar um homem para o espaço, em 1969 o EUA conseguiu chegar a lua, isso foi declarado uma vitória do regime capitalista. Com o tempo o pacto de Varsóvia foi enfraquecendo e os países foram voltando a se interligarem e, em 9  de novembro de 1989, com a queda do muro de Berlin, a guerra foi tida como encerrada. Mesmo a passos tíbios, a URSS conseguiu respirar até meados de 1991 onde acabou se derruindo oficialmente. O mundo já não era mais divido em dois blocos e praticamente todos os países do mundo foram obrigados a seguir o regime capitalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.