Conceito determinismo biológico

O determinismo biológico corresponde todas as situações que atribuem as capacidades psicológicas e físicas dos indivíduos relacionados a sua etnia, ao grupo em que pertence e a sua nacionalidade, isto é, onde cada ser humano possui características da influência de sua cultura.

Conceito do determinismo biológico

Antropólogos afirmam que uma criança, mesmo que tenha nascido na China, caso seja levada para a Rússia, irá adquirir a cultura e os conhecimentos ensinados no país onde está sendo criada, independente da sua etnia, cor, sexo, raça ou classe social. Este conceito é considerado como a base do conhecimento científico da natureza, porque consegue afirmar a existência das relações entre os fenômenos naturais e os seres humanos.

Um dos autores que se destacam em relação aos conceitos do determinismo biológico é o Roque de Barros Laraia, que faz várias citações em seu livro Um Conceito Antropológico, onde diz que “A espécie humana se diferencia anatômicamente e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente”.

Assim, podemos concluir que o determinismo biológico pertence a força de certas causas, sejam elas internas ou externas dentro de uma sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.