Conceito de riqueza para John Maynard Keynes

John Maynard Keynes foi um importante economista britânico. Nasceu em Cambridge no dia 5 de Junho de 1883 e faleceu em Firle, East Sussex no dia 21 de Abril de 1946. Em vida, defendeu uma política econômica de estado intervencionista, onde os governos usariam medidas monetárias e fiscais para diminuir a intensidade dos efeitos dos ciclos econômicos.

Keynes conseguia explicar, em sua teoria, de forma simples, a causa da Grande Depressão Econômica pela qual o mundo estava passando, em  sua obra baseada no conceito do livre fluxo circular do dinheiro, sendo uma das mais conhecidas entre os economistas até hoje.

Economia

Para Keynes, os gastos dos indivíduos serviam para gerar o ganho de outros, onde os outros realizavam o mesmo processo com outras pessoas e assim por diante, repetindo assim o mesmo ciclo constantemente. Dessa forma ele avaliava o círculo normal da economia mundial.

Com a chegada da Grande Depressão Econômica, muitos desses indivíduos deixaram de realizar os seus gastos anteriores, poupando assim o seu dinheiro, o que quebrou o círculo que era contínuo, causando um estado de paralisação econômico.

Dinâmica de mercado

Teoria econômica de John Maynard Keynes
John Maynard Keynes.
(Foto: Reprodução)

Após avaliar a situação em que a economia mundial se encontrava, Keynes criou algumas teorias. Para ele, a melhor forma de solucionar essa paralisação econômica era injetar o dinheiro no mercado, argumentando que o governo deveria aumentar os seus gastos com ofertas de dinheiro ou comprando bens do próprio mercado, para assim intervir na quebra do círculo.

Devido a Grande Depressão, muitos não viam essa teoria como uma boa solução para o problema, mas pesquisas revelam que esse processo foi o que deu início a recuperação econômica dos EUA durante o mandato do presidente Franklin Delano Roosevelt.

A teoria keynesiana promoveu a representação de um afastamento do pensamento econômico popular de que o sistema capitalista da época deveria se sustentar sozinho. Nesse período, diversas outras teorias defendiam a exclusão do setor público do mercado, onde muitos acreditavam que o “mercado livre” deveria alcançar o seu equilíbrio utilizando os seus próprios meios.

Em relação a redistribuição das riquezas, Keynes repreendia o consumo reduzido para poupar mais dinheiro, realizando assim a defensoria da redistribuição apenas quando necessário. A sua teoria apontava que se os indivíduos mais pobres da sociedade recebessem mais dinheiro, que eles não o gastariam, mas sim poupariam os ganhos recebidos. Dessa maneira um exacerbado crescimento econômico poderia acontecer, quebrando novamente o círculo.

Macroeconomia

Essa foi uma das mais renomadas de suas teorias, onde afirmava que as tendências do mercado no nível macroeconômico poderiam influenciar o comportamento dos consumidores no nível estabelecido pela situação. Esse conceito é ainda um dos pensamentos mais ressaltados das escolas de economia.

As principais obras keynesianas são o Tratado sobre a moedaAs consequências econômicas da paz e a Teoria geral do emprego, do juro e da moeda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.