Composição química dos seres vivos resumo

O seres vivos são formados de compostos orgânicos e inorgânicos  enquanto seres não vivos, só apresentam um ou dois composto orgânicos ou inorgânicos. em um esquema básicos a formação primaria seria de átomos, que formam os genes, que por sua vez formaria o DNA que é composto por elementos fundamentais como carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) enxofre (S) ou silício (SI) comum a todos os seres vivos.

Mas em um resumo mais aprofundado vamos conhecer os componentes que formam os seres vivos

Água (H2O)

A  água está presente em todos os seres vivos, no caso do humanos ela representa cerca de 70% do corpo humano, ela possuí diversas funções essenciais como: Solvente para líquidos corporais, transporte de moléculas, regulação da temperatura, lubrificante natural, matéria prima para a fotossíntese.

Sais minerais

São principalmente encontrados na água e são absorvidos constantemente pelo corpo, estipulasse que um corpo saudável absorve pelo menos 100 mg por dia, atuam em todo o corpo humano, um exemplo é o ferro que atua na formação da hemoglobina. Tantos os sais minerais como a água são substancias inorgânicas, essenciais para a vida.

seres

Carboidratos e Glicídios

Servem como estoque de energia a ser usado no metabolismo celular, na natureza a formação de carboidratos acontece na fotossíntese das plantas, os Glicídeos ainda podem ser divididos em: Monossacarídeos, Dissacarídeo e Polissacarídeos que são encontrados em alimentos.

Lipídeos

São gorduras, óleos, cera, que servem como um segunda reversa de energia após os açucares, também servem como impermeabilizantes de folhas para não perderem água, estes podem ser divididos em Glicerídeo (óleos e gorduras), Cerídeos (cera), Esteroides (formadores de hormônios), Carotenoides e Fosfolipídeos.

Proteínas

Proteínas são compostos orgânicos formados por encadeamento de aminoácidos, que possuem um alto peso molecular, os vegetais tem a capacidade de fabricar os vinte aminoácidos necessários para o corpo, outros seres como humanos tem de conseguir alguns por meio da alimentação.

Enzimas

São responsáveis pela quebra das proteínas ingeridas e serve como um catalisador que acelera as reações químicas.

Se fossemos fazer uma estimativa, a água poderia variar de 70% a 98% da composição de um ser vivo, cerca de 10% a 15% seriam as proteínas, os lipídeos de 2% a 3%, glicídios 1%, ácidos nucleicos 1% e sais mineiras 1%, e  mais alguns outros componentes químicos residuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.