Comportamento Humano nas Organizações

Entender o comportamento das pessoas é por vezes muito difícil, ainda mais quando elas são inseridas no meio social e em suas organizações. Cada uma delas apresentam suas características pela base dos comportamentos individuais, coletivos e seus valores.

Características comportamentais

• Homem como proativo:

Todos os seus comportamentos mantêm direções para alcançar seus objetivos e atingir as suas metas, visando suas necessidades e satisfações. Em fator disso, age de acordo com o ambiente de trabalho ou qualquer meio que lhe possibilitem isso.

• Homem como social:

Comportamento Humano nas Organizações

A realidade social é importante fator nessa estruturação, onde as relações entre os indivíduos acontecem, sejam no meio de trabalho ou em qualquer outro. A participação de todos os indivíduos se tornam essenciais nesse processo para proporcionar ou manter o seu bem estar social e psicológico.

• Homem com necessidades distintas:

Os seres humanos são motivados por suas necessidades, onde cada um possui a sua e cada momento proporciona a obtenção de uma ou várias. Todas as motivações para que elas sejam procuradas decorrem dos momentos vividos e de onde cada um se encontra.

• Homem com pensamentos e escolhas: 

O interesse é a base desse tópico, pois é através dele que cada indivíduo faz suas escolhas e age para que suas necessidades e desejos sejam supridas.

• Homem com limitações:

Mesmo quando os indivíduos parecem e por vezes se sentem auto-suficientes, eles possuem limitadas capacidades de resposta. Isso se diz em fator das aptidões inatas, da aprendizagem e sua aquisição, mantendo ainda restrições a cada ser humano.

Através dessas cinco principais análises, pode-se ver que o o homem é em todos os seus pontos e organizações, um ser complexo e que sempre visará realizar as suas necessidades não importando as barreiras, os meios ou as dificuldades que lhes sejam impostas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.