Comportamento físico dos gases

Cada gás possui as suas particularidades e as suas características específicas. Por causa dessas informações é que cada cada um dos seus compostos são estudados separadamente para que seja analisado as diferenças que decorrem entre si. A maior parte das variações dos gases são vistas quando os mesmos são colocados em certas temperaturas.

O que são gases reais?

Os chamados gases reais possuem singularidades moleculares, mas se forem colocados a baixas pressões e altas temperaturas, irão se manifestar com muita semelhança. Um exemplo disso é o nitrogênio e oxigênio.

O que são gases perfeitos?

Os gases perfeitos são aqueles que possuem mais semelhanças com os gases reais. A aproximação dos dois se faz mais forte quando a temperatura for maior e a pressão cada vez menor.

Lei geral:

P0 V0 / T0 = pV / T

(Essa lei pode ser utilizada para verificar quando as variáveis dos gases apresentam variações).

Onde:

  • P0 é a pressão inicial;
  • V0 o volume inicial;
  • T0 é o tempo inicial.

Existem ainda três grandes químicos que ditaram suas leis dentro desse processo dos gases, veja.

Lei de Charles

Essa lei se dá quando a massa de um gás considerado perfeito sofre uma transformação isocórica, isto é, onde a pressão é diretamente proporcional à temperatura absoluta e seu volume se mantém constante por todo o processo.

Lei geral:

P0/T0 = p/T

Lei de Boyle

Esse processo se dá quando um gás sofre uma transformação isotérmica, onde a pressão é inversamente proporcional ao volume ocupado e sua temperatura é mantida constante.

Lei geral:

P0V0= pV

Lei de Gay-Lussac

Esta lei deve ser usada quando o gás sofre uma transformação isobárica, onde a pressão é constante e o volume do gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta.

Lei geral:

V0 / T0 = V / T

Experiência e exemplo do comportamento físico dos gases

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.