Comportamento físico dos gases Química

Todos os gases possuem suas características singulares e é por isso que seus compostos são estudados e são separados uns dos outros. Suas variações podem ser constatadas ao serem colocadas a certas temperaturas. Os gases reais (tal como o oxigênio e o nitrogênio) possuem características moleculares diferentes de cada um, mas se os dois forem colocados a altas temperaturas e baixas pressões passaram a agir com muita semelhança.

Gases perfeitos

Os gases ditos como perfeitos são os que possuem mais semelhanças com os gases reais. A aproximação de ambos se tona ainda mais forte quanto menor for a pressão e maior a temperatura.

Lei geral

P0 V0 / T0 = pV / T 

Onde:

* P0 é a pressão inicial;

* V0 o volume inicial;

* T0 é o tempo inicial.

Essa expressão pode ser utilizada para verificar quando as variáveis dos gases apresentam variações.

Lei de Boyle

Essa lei se dá quando um gás sofre uma transformação isotérmica, isto é, quando sua temperatura é mantida constante e sua pressão é inversamente proporcional ao volume ocupado.

Lei geral

Temos  T0 = T, portanto:

P0V0= pV

Lei de Charles

Esse processo se dá quando a massa de um gás considerado perfeito (descrito acima) sofre uma transformação isocórica, onde sua pressão é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta e seu volume se mantém constante.

Lei geral

P0/T0 = p/T 

Lei de Gay-Lussac

Essa lei se dá quando o gás sofre uma transformação isobárica, isto é, quando o volume do gás é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta e a sua pressão é constante.

Lei geral

V0 / T0 = V / T

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.