Comportamento ético nas sociedades democráticas

Toda a sociedade em si engloba inúmeros fatores, mas a ética é essencial para uma boa convivência em qualquer meio, seja ele político, social, econômico e democrático.

O que é uma sociedade democrática?

Uma sociedade democrática é aquela que governa a si mesma, que possui opiniões próprias e vontade soberana em decisão da maioria de seus componentes. O respeito nesse contexto é priorizado em fator organizacional. As decisões são tomadas e exercidas de acordo com a visão do maior número de pessoas que almejam ou não tomar tais decisões e com isso alguns conflitos são impostos a essa sociedade.

O que significa a ética?

Coletivo democrático

A ética é corresponde a todo o valor moral e de princípios que um ser humano pode possuir. É com ela que sabemos o caráter das pessoas que estão a nossa volta. Esse fator comportamental não é uma lei em si, mas é algo que todos devem possuir em seu interior e utilizar sempre.

O seu principal conceito é o de fundamentar as ações morais de um indivíduo ou de um grupo pela razão, não por obediência, costumes ou hábitos recebidos como acontece com a moral.

Sociedade democrática e ética

Em uma sociedade democrática, a ética é extremamente importante pois somente ela impõe o respeito e a visão ampla de resolução de todos os problemas que possam surgir. Entender a decisão de uma maioria e deixar sua visão ser imposta por outra completamente diferente é difícil para muitas pessoas, e é nesse ponto que a ética tem que estar presente, mas como isso raramente acontece, é dito então que o principal problema de uma sociedade democrática e o que é responsável pelo seu mal funcionamento é a falta de ética.

Um coletivo democrático deve saber respeitar todas as opiniões ditas em qualquer âmbito. Se a ética não estiver presente em visão com a razão em diversos momentos, esse grupo se desarticula e não tem um bom funcionamento.

A ética funciona então como um fator chave para a sociedade democrática ser relevante , ter uma boa postura, ser firme e ter uma boa estrutura.

Portanto, um bom agrupamento democrático é aquele que se baseia em princípios humanos, que sabe respeitar os seus limites e o das outras pessoas de forma igualitária, onde o comportamento ético é responsável por orientar todos os fundamentos e a moral para que o poder nessa sociedade seja assim distribuído de uma forma que beneficie a todos, de maneira justa e respeitosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.