Comportamento dos gatos

Os gatos são animais com comportamento bastante variável, que muitas vezes tem predominância em ser esguios e as vezes solitários. Mas essa característica ligada ao temperamento de cada um, possui explicações fundamentadas de forma relevante. O motivo para serem tão desligados de seu dono em inúmeras situações, se dá pelo fato deles serem caçadores solitários, ou seja, não faz parte de nenhuma organização que tenha distribuição de tarefas.

Essa também é a causa pela a qual o gato dificilmente responde a ordens e chamados do seu dono. Porém, o mesmo tem em si uma parte do seu comportamento recebido pela origem genética e a outra parte concebida através do aprendizado com os donos. Muitas das atividades que comumente poderiam ser realizada com outros animais domésticos, como dar banho e/ou fazer escovação do seu pelo, pode se tornar uma tarefa árdua.

felinos
Apesar de muito brincalhões, os gatos são animais solitários.

Somente é possível praticar essas tarefas se o gato for acostumado desde filhote, pois é nesse período em que eles aprendem com maior facilidade. A puberdade em ambos os gêneros, começa a partir dos 6 meses de vida, onde os mesmos iniciam suas atividades íntimas devido ao período do cio. Como são animais solitários, buscam encontrar seus parceiros de maneira bastante inconveniente – miam tão alto que causa incômodos ao dono e até os vizinhos.

Além disso, os machos deixam marcas odoríferas de urina e fêmeas se esfregam no chão ou em objetos, também ambos podem sair a procura de um parceiro(a). Para evitar esse período conturbado, basta castrar o animal, que não irá entrar no período. A comum prática de arranjar objetos, tecidos, paredes, entre outros, também tem um forte motivo – para soltar as unhas velhas,afim de que a nova cresça por dentro, por essa razão que se fez casualmente unhas pontiagudas do gato.

gato dorminhoco
Nunca repreenda o gato com agressões, pois isso só o afasta do seu dono, não funciona como aprendizado.

O gato aprecia muito dormir maior parte do tempo, mas isso ele somente faz quando sente uma grande segurança. Seu sono chega a ocupar cerca de dois terços do dia, ou seja, quase 11 horas, com mais frequência no período da tarde. Essa tranquilidade só demonstra uma perfeita e normal saúde. A agressividade no gato só ocorre se o mesmo estiver em alguma situação em que seja ameaçado, sem ter qualquer lugar para fugir, do contrário, o mesmo quando está em perigo prefere se esconder da ameaça ao invés de enfrentá-la.

O ideal para bular o comportamento arredio do gato é praticar o carinho e a atenção ao bichano que irá retribuir tantos mimos, pois irá se sentir em um ambiente agradável, podendo criar uma grande relação de amizade com seu dono. Usar brinquedos específicos como rolhas, bolas de papel, ratos de pelúcia para distrair ele também ajuda a socializá-lo, além de contribuir para que o mesmo se exercite e deixe de tentar obstruir os objetos da casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.