Comportamento dos gatos depois de castrados

A castração de animais vem se tornando um hábito muito comum, principalmente em se tratando de gatos. Esse processo se dá através de uma cirurgia ou uma esterilização da parte íntima do felino que o impossibilita a reprodução. Algumas pesquisas afirmam que essa é uma das melhores formas de controlar a reprodução em excesso dos animais, além de diminuir os riscos de doenças entre eles e os índices de abandono.

Mesmo tendo várias vantagens, esse procedimento ainda é bem duvidoso, principalmente para os brasileiros, afirmam que os animais ficam mais gordos, sedentários e preguiçosos após a realização da castração. Além disso, ainda temem que a anestesia faça mal ao bichinho de estimação.

Idade ideal para castração

* Gatos: o ideal é esperar até 1 ano, quando o animal atinge a maturidade sexual e tem a uretra totalmente desenvolvida.

* Gatas: podem ser castradas com até 1 ano, antes do primeiro cio pois a ovulação é induzida no momento do coito, então se a fêmea cruzar pode ficar prenha.

Mudança de comportamento

Felino, comportamento após castração
Após a realização da cirurgia de castração estimule o seu gato a realizar diversas atividades (foto:reprodução)

Os gatos são animais muito manhosos, mesmo gostando tanto de brincar, principalmente com seus donos. Após a realização da castração eles ficam mais preguiçosos e a maioria deles engordam, portanto é essencial ficar atento a esse dado. A obesidade em animais também prejudica a rotina e pode fazer com que eles adquiram outras doenças a curto ou longo prazo.

A recuperação da castração é rápida, estima-se que no terceiro dia os animais já começam a fazer suas atividades normais. É muito importante que, após esse procedimento, os donos dos felinos os levem em consultas regulares no veterinário para que seu desempenho seja avaliado, a taxa de gordura e entre outros exames sejam realizados para saber mais sobre a saúde do animal.

É essencial que, antes de fazer a castração, o dono do animal se certifique da qualidade profissional de quem realizará o procedimento, para que o bichinho não sofra nenhum trauma ou sinta dores, desconfortos, entre outros sintomas.

Dica

Após a realização da cirurgia, estimule o seu gato a realizar diversas atividades, para que ele não perca seus antigos hábitos como brincar, correr, etc. Alimente-o da maneira adequada e saudável. Não esqueça de dar muito carinho à ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.