Comportamento dos aleloquímicos no solo

O ecossistema é repleto de acontecimentos extraordinários, sendo boa parte deles ainda misteriosos para os seres humanos. As pesquisas estão sempre sendo realizadas e os testes em relação as espécies florais são os mais magníficos, porque compreendem uma infinidade de conceituações.

Alelopatia

Um dos assuntos mais interessantes abordados nesse meio é a alelopatia, termo criado pelo austríaco Hans Molisch que relata processos metabólicos secundários realizados por plantas, algas e micro-organismos (bactérias e fungos, por exemplo), artifícios que influenciam de maneira vantajosa e as vezes prejudicial no crescimento e desenvolvimento de alguns sistemas biológicos.

Comportamento dos aleloquímicos no solo
Plantação em alelopatia.
(Foto: Reprodução)

Este fenômeno foi descoberto e vem sendo relatado desde a antiguidade e os estudos da sua complexidade não cessaram até os dias atuais. Molisch afirmava em seus relatos que essa abordagem se define pela capacidade que as plantas possuem de produzirem substâncias químicas que ao entrarem em contato com o solo ou meio ambiente, influenciavam as demais espécies – em particularidades de compatibilidade ou não.

Aleloquímicos

Essas propriedades liberadas são denominadas como aleloquímicos. A atividade desses compostos é controlada pelo tempo, ou seja, de acordo com a liberação de cada material doador das espécies. Os espaços em que se encontram também é relevante, porque é através da interação com o ambiente que a alelopatia efetua suas manifestações de remoção, degradação e alteração de outras plantas – principalmente no solo.

Os aleloquímicos são produzidos através de um processo de estocagem, onde um grande número de produtos são armazenados no metabolismo secundário das plantas e depois disponibilizados para o meio em que se encontra. Os compostos liberados na maioria das vezes ocasionam a alteração no crescimento das outras espécies, podendo em alguns casos vir a comprometer até a sua germinação.

Lixiviação dos tecidos

A lixiviação dos tecidos é a denominação dada as toxinas solúveis fornecidas para o solo e raízes, que permitem a volatização dos compostos aromáticos e a exsudação (também pelas raízes). Ambos acontecimentos propiciam a liberação das propriedades na rizosfera circundante, ação que influencia direta ou indiretamente no ecossistema.

Existem espécies que apresentam forte alelopatia nos seus próprios indivíduos, articulação que permite a diversidade biológica e uma certa perturbação de culturas perenes. A inserção de outras variedades vegetativas nem sempre evitam a execução desse processo, muito menos os seus efeitos em pomares, salvo as plantas companheiras que desempenham papel relevante na fertilização do solo, favorecendo o plantio e o período de colheita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.