Comportamento de um yorkshire

De origem inglesa, a raça de cão Yorkshire Terrier é muit popular em qualquer parte do mundo, mesmo porque sua história de criação tem ligação com inúmeras versões, entre elas está a descendência de cães terriers levados ao condado no início do século XIX. Também há relatos de que foram feitos cruzamentos de diferentes raças como o cairn terrier, o maltês e o extinto Broke-haired terrier, para que se tivesse uma raça menor e com tamanha agilidade.

Yorkshire
Yorkshire Terrier- raça de pequeno porte.

Os primeiros criadores da raça, utilizavam muito o pequeno cão, para caçar ratos devido o seu porte, por isso que todas as espécies atuais tem ainda um extinto para a caça. Após muito tempo que foi criado, o Yorkshire se tornou uma das raças mais almejada pela realeza, por causa da beleza de seus pelos e sua mansidão, na época, ter um cão dessa raça estava na moda.

A docilidade do Yorkshire é muito percebida, pois o mesmo sempre gosta de estar com seu dono, receber carinhos e ficar em sua companhia, aliás essa é uma das raças mais carentes que existem, pois não gostam de ficar muito tempo sem alguém por perto. Apesar de ser muito amoroso, o cão também é muito divertido e alerta, sempre percebe e faz alarde para qualquer barulho por menor que seja.

Seu temperamento intercala entre a docilidade, a alegria e o espírito de guarda em posição. Convive bem com crianças, mas não é muito recomendado para elas, pois eles se irritam facilmente com certas brincadeiras. Geralmente se socializam com outros cães, mas ficam sempre disputando pelo território, melhor seria ter a companhia de cães da mesma raça.

O Yorkshire é considerado a raça de número 27na lista que enumera os cães mais inteligentes que existem, sendo que entre os terriers, ele está em primeiro lugar. Por podem ser adestrados, mas requer muita paciência e perseverança do dono, uma vez que essa raça costuma não se render a ditos autoritários. O Yorkshire nasce preto e dourado e somente após um ano, mantém sua cor definitiva, puxando mais para a cor marron, azul-aço escuro, ou cinza-brilhante.

Como todo animal, o Yorkshire deve ser cuidado desde os primeiros dias de vida, mantendo a alimentação, higiene e bons tratos do bicho, além das vacinas ideias para cada idade. Por ser uma das raças com menor porte, é frágil quando filhote, tão pequenos que chegam a crescer somente até 3,1 Kg. Por ter pelagem longa, a mesma deve receber escovação de 3 a 7 vezes por semana e banhos semanais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.