Comportamento anômalo da água resumo

A água, diferentemente dos outros líquidos se comporta de uma maneira diferente termicamente. Essa fator proporciona consequências importantíssimas para a natureza em vista da quantidade desse conteúdo em nosso planeta.

Imagine que a água esteja com uma temperatura de 0 °C e que ela seja colocada em um recipiente não dilatável. Aumentando a temperatura, ela poderá descer e chegar a até 4 °C. Desse momento em diante, se o aquecimento continuar, o volume líquido da água irá aumentar. Vemos então que em um aquecimento de 0 °C á 4 °C, a água sofre contração pois diminui seu volume; já quando o aquecimento ultrapassa 4 °C, a água sofre uma dilatação pois aumenta o volume.

Contração e dilatação

Esse procedimento é explicado pela existência de uma ligação especial que ocorre entre as moléculas chamadas pontes de hidrogênio. Essa ligação tem base na natureza elétrica. As pontes entre os hidrogênios se estabelecem pois as moléculas da água são polares. Por isso, quando a temperatura de água aumenta mais que 0 °C, ocorrem dois efeitos:

* Uma maior agitação térmica das moléculas: que produz um aumento na distância média entre elas – dilatação;

* Rompimento das pontes de hidrogênio: ocorre uma nova situação de equilíbrio onde as moléculas se aproximam uma das outras – contração.

Esses dois processos acontecem diariamente em algumas regiões do mundo e é por esse comportamento anômalo/irregular da água que permite a existência de vida marinha nas regiões onde o inverno é extremamente rigoroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.