Componentes da membrana plasmática

A membrana plasmática, chamada ainda de plasmalema ou membrana celular, é a estrutura responsável por delimitar todas as células vivas, sejam elas eucarióticas ou procarióticas. Ela se caracteriza pela membrana que isola a célula do seu meio exterior. Sua espessura é bem fina, chegando a ter entre 6 à 9 milímetros, podendo ser vistas apenas com o auxílio de um microscópio eletrônico.

Ao visualizá-las é possível observar uma estrutura trilaminar, (chamadas de membrana unitária ou unidade de membrana), que são duas linhas escuras separadas por uma faixa central clara, delimitando assim o contorno de cada célula.

Composição

Os componentes mais abundantes na composição química das membranas são os açúcares, as proteínas e os fosfolipídios. Devido a essas três importantes substâncias, cientistas afirmam que as membranas plasmáticas possuem uma constituição lipoprotéica (pois os  principais componentes moleculares são os lipídios e as proteínas).

Características

Componentes, características e funções da membrana plasmática.
Principais componentes da membrana plasmática.
(Foto: Reprodução)

A membrana plasmática é responsável por proporcionar a manutenção de substâncias existentes no meio intracelular. Para fazer com que as células funcionem normalmente ou para regula-las, a membrana faz a seleção de elementos que entram e o impedimento da entrada de partículas indesejáveis, eliminando-os do citoplasma em alguns casos.

Além disso, possuem ainda um sistema de vedação e adesão do espaço intercelular, fazendo  a comunicação entre as células. Existem em sua estrutura, dois componentes que ajudam a aumentar a superfície celular, que são os microvilos ou microvilosidades.

O corpo da membrana não é rígido e nem homogêneo, ele é descrito como um fluído bidimensional que possui a habilidade de modificar sua forma para entrar no interior da célula, dando origem posteriormente á alguns de seus organelos (que são os compartimentos delimitados pelas membranas, responsáveis por realizarem as funções das células).

Transporte

Existem algumas determinadas condições que as membranas (sejam elas biológicas ou não, tal como as de celulose e plásticas) deixam passar algumas moléculas e, dependendo desses fatores, que o seu transporte é classificado como:

» Transporte ativo: Compreende os transportes das moléculas realizados com a utilização de energia, sendo que a movimentação das substâncias é realizada contra o gradiente de concentração. No caso das células vivas, a energia é utilizada de forma ATP (Adenosina Tri-fosfato);

» Transporte passivo: Trata de todos os transportes moleculares que não precisam de energia para serem realizados, onde a movimentação se dá ao favor do gradiente de concentração. Nesse caso, apenas a energia cinética da molécula é utilizada.

Curiosidade

A primeira membrana plasmática só foi postulada no ano de 1825 por Gorter e Grendal, mas somente sessenta anos depois que Charles Overton confirmou toda a teoria da sua complexidade, observando ainda que a sua estrutura celular só deixava passar por si as moléculas lipossolúveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.