Comparativo de escavadeiras

O comparativo das escavadeiras hidráulicas se fez necessário no mercado pela grande demanda de marcas e modelos dessas máquinas que são essenciais para a realização de diversos serviços, principalmente nas construções.

Os pesos operacionais mais utilizados de escavadeiras são os de 20 até 24 toneladas, por isso, veremos abaixo as principais especificações utilizadas na escolha dessas máquinas.

Capacidade da caçamba

Existem modelos de caçambas ditas como padronizadas e a de tamanhos maiores, que por consequência se destacam mais por possuir maior equilíbrio em seus equipamentos, balanceamento de peso e contrapeso, tendo ainda uma maior foça de desagregação. Essa combinação proporciona um bom funcionamento hidráulico e motor, além disso, ainda disponibiliza buchas, mangueiras, pinos e cilindros mais resistentes.

Eletrônica

Como em qualquer veículo, a eletrônica é um dos fatores mais importantes. Nas escavadeiras, esse fator pode aumentar muito a produtividade, o conforto do operador, a confiabilidade e ainda reduzir diversas despesas gastas com combustível e manutenção. Mas se compararmos, os custos tidos com a aquisição desses equipamentos é relativamente bem maior, tal como os custos com manutenção e reposição de peças.

Na hora de realizar essa escolha, além de saber se a eletrônica é embarcada ou não, você terá que especificar mais ou menos por quanto tempo e qual será o uso dessa máquina. A economia que a eletrônica embarcada proporciona só pode ser vista a longo prazo, elas devem ser utilizadas para grandes produtividades; para os equipamentos que não necessariamente terão grande produtividade, as máquinas mecânicas e mais simples são as mais indicadas.

Peso operacional

Os fatores mais essenciais na escolha dos pesos operacionais são o tamanho e os materiais utilizados na construção. Uma escavadeira mais pesada normalmente é dita com componentes mais fortes e chapas mais espessas, sendo assim mais reforçada. Uma escavadeira mais leve representa menor pressão sobre o solo, são destinadas para locais mais instáveis, além disso, ainda tem um desgaste menor dos materiais rodante, são mais baratas e mais fáceis de serem transportadas.

Potência

Nesse instante você deverá avaliar a potência líquida e bruta. A bruta é medida num motor quase que sem acessórios, com isso o valor de potência medido é mais alto do que em testes de potência líquida, onde os testes são realizados em equipamentos já prontos para uso ou em motores montados.

Quando for escolher a potencialidade observe a sua relação com a faixa de giro e o tamanho do motor. Dessa maneira você terá uma máquina mais favorável para si, ajudando na produtividade e na redução de custos.

Profundidade de escavação

As escavadeiras hidráulicas são as máquinas mais indicadas para trabalhos em subsolos, pois com elas é possível escavar até 2 níveis abaixo do piso em que elas estão sem ter que descer a máquina até lá.

Nesse instante você terá que avaliar o solo e a sua necessidade de profundidade máxima para escolher a escavadeira.

Velocidade

É sempre bom saber que nem sempre uma maior velocidade é o que mais importa, pois além disso, a máquina ainda deve possuir estabilidade, segurança, recursos para reduzir impactos de desaceleração, evitando assim solavancos e trancos.

Observe sempre a velocidade máxima de deslocamento, pois além de fazer giros em seu próprio eixo, em alguns casos será necessário fazer certos deslocamentos, podendo ter distâncias aproximadas ou mais longas.

Modelos de escavadeiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.