Como utilizar os carboidratos nos treinos

Os carboidratos são denominados vilões da dieta para muitas pessoas, mas se enganam nessa afirmação os que pensam assim, quando tal nutriente é dinamizado de forma correta juntamente com os treinos, propicia uma relevante melhora nos resultados físicos desejados.

Segundo a opinião de inúmeros nutricionistas, esse composto é uma das principais fontes de energia da estrutura corporal, ajuda a acelerar o funcionamento do metabolismo, dando mais disposição ao indivíduo, promovendo ainda a nutrição das células do sistema nervoso central, fazendo com que todas elas fiquem devidamente alimentadas e saudáveis.

Quando os carboidratos são ingeridos no horário apropriado e na quantidade certa, viabilizam múltiplas vantagens, mas quando esse processo é articulado de maneira incorreta, geralmente promove o ganho de peso e a perda de massa muscular.

Tire suas dúvidas sobre esse componente através das descrições abaixo e veja o que é mais adequado para a sua dieta.

Qual tipo de carboidrato é indicado para consumo?

Dentre os subtipos desse elemento, os mais recomendados para uso são os complexos, eles equilibram os níveis de açúcar no sangue, liberam insulina, reduzem o armazenamento de gorduras pelo corpo e são absorvidos lentamente pelo organismo, fazendo com que o consumidor se sinta saciado por mais tempo e tenha mais energia durante um longo período.

Quanto consumir?

A taxa diária recomendada de manipulação desse nutriente para um indivíduo saudável é de 50%, valor que pode aumentar ou diminuir de acordo com o tipo, frequência e intensidade dos treinos.

Observação: Deve-se ainda levar em conta as condições físicas da pessoa para produzir essa medição.

Alimentos ricos em carboidratos complexos

Como utilizar os carboidratos nos treinos
Carboidratos: arroz, macarrão e batatas.
(Foto: Reprodução)

Abobrinha;
Pera;
Cereais;
Ameixa;
Morango;
Quiabo;
Folhas verdes;
Cevada;
Nabo;
Trigo;
Maçã;
Pão integral;
Aveia;
Laranja;
Repolho;
Inhame;
Aipo;
Cenoura;
Pepino;
Feijão;
Iogurte;
Soja;
Grãos;
Couve-flor;
Berinjela;
Cebola;
Mandioca;
Granola;
Batata (principalmente a doce).

Como articular o consumo desse nutriente com os treinos?

A melhor maneira de dinamização dos carboidratos complexos com os exercícios físicos é manipula-los no pós-treino, nesse momento o nível de açúcar no sangue cai muito, ação que poderá vir a danificar os músculos consideravelmente em curto, médio ou longo prazo.

Observação: As frutas, verduras, legumes, shake’s e suplementações energéticas são as propriedades mais indicadas para consumo nesses casos.

Suplementos

Os melhores suplementos pós-treino vendidos no mercado são o Maltodextrina, Dextrose e o Whey Protein.

Dicas

Prefira sempre os carboidratos complexos fibrosos, eles auxiliam na construção de todo o tecido muscular.

Procure associar sempre a ingestão de carboidratos complexos com as proteínas. Isso viabilizará mais crescimento e definição para toda a musculatura.

Coma pequenas porções de carboidratos com frequência ao longo do dia, assim o organismo manterá um fluxo constante de insulina.

Se alimente a cada três horas, fazendo entre 6 à 7 refeições diárias pequenas. Nas 2 últimas os carboidratos deverão ser evitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.