Como usar bem o 13° salário

O 13° salário se trata de uma gratificação destinada aos trabalhadores brasileiros pelos seus empregadores, dinheiro considerado por eles bastante vantajoso, pois aumenta o seu poder de compra e pagamento, dando a oportunidade para executarem quitações de dívidas, investimento, obtenção de serviços e/ou mercadorias, etc.

Essa particularidade se faz como um direito do trabalhador, desde que o Decreto 57.155, de 03/11/1965 foi regulamentado. Essa remuneração pode ser destinada pelas entidades patronais em uma ou duas vezes, entre os meses de Novembro e Dezembro.

Diante as tentações oferecidas no mercado, pela comemoração das festas natalinas e de fim de ano, qual a melhor dica para usar com sabedoria esse dinheiro? Confira a seguir algumas análises que você deve fazer em relação as suas economias e vida financeira, para posteriormente decidir o que fazer com o seu 13°:

Acúmulo de dívidas

Como usar bem o 13° salário
Mãos segurando notas de dinheiro.
(Foto: Reprodução)

Caso esteja completamente endividado, tente usar o seu 13° salário para eliminar ou tentar diminuir esse montante de débito. Assim, você conseguirá controlar suas contas e sua vida financeira.

Dívidas futuras

Calcule as dívidas que terá nos meses seguintes, de preferência até Fevereiro, como matrícula e material escolar dos seus filhos, IPTU, IPVA, parcelas de cartões, entre outras dívidas. Tente reservar esse dinheiro para pagar esses débitos, fazendo com que seu salário venha mais livre nos próximos pagamentos.

Se sobrar dinheiro?

Caso alguma quantia ainda sobre desse montante, invista-o na poupança ou gaste-o com sabedoria, comprando presentinhos de Natal, produtos e/ou serviços que necessita e se fazem prioridade neste momento.

Dinheiro sobrando

Se os cálculos das dívidas futuras foram feitos e uma boa quantia do 13° irá sobrar, aproveite a oportunidade para investir em algo que possa lhe gerar vantagens posteriormente, como na poupança ou em pequenos negócios. Mas se o seu desejo é gastar esse dinheiro, opte por fazer algo que gosta como ir às compras, viajar, visitar pessoas que gosta, sair para se divertir.

Dicas

Uma boa dica em relação as saidinhas para compras é pesquisar os preços, assim você conseguirá economizar e obter mais produtos. Se o assunto é viagens, opte por comprar pacotes de viagem nas agências de turismo, geralmente os seus calores são bem mais em conta e proporcionam serviços de excelente qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.