Como trocar o óleo do carro em casa

A troca de óleo é uma das tarefas essenciais aos automóveis para que seu desempenho seja eficiente e também para evitar danos a sua estrutura. Essa lubrificação é importantíssima para a manutenção do veículo e é fundamental para proporcionar uma maior durabilidade ao seu motor.

A articulação desse procedimento produz a prevenção de atritos entre as peças do motor, fazendo com que não haja um desgaste no sistema mecânico, evitando ainda o aquecimento elevado das suas extensões. Por essa e outras razões é essencial estar sempre de olho em seus níveis.

Prazo

Existe um tempo limite para que o mesmo óleo fique no automóvel, sendo esse período ditado pela empresa fabricante. Para encontrar essa informação basta apenas ler o manual do produto.

Observação: Mecânicos indicam que essa ação seja promovida de acordo com a quilometragem do veículo (entre 3 mil à 10 mil quilômetros rodados).

Troca de óleo

⇒ 1° passo: Estacione o automóvel em um local plano e reto.

Como trocar o óleo do carro em casa
Símbolo de troca de óleo.
(Foto: Reprodução)

⇒ 2° passo: Entre no carro, ligue-o e deixe seu motor funcionando por alguns minutos, a drenagem do óleo quente é melhor.

⇒ 3° passo: Após desligar o veículo, puxe o freio de mão e erga-o com o macaco.

⇒ 4° passo: Pegue um recipiente e o coloque abaixo do tampão de drenagem do cárter.

⇒ 5° passo: Afrouxe o tampão com uma chave de boca até que ele seja removido.

⇒ 6° passo: Deixe que o óleo drene por completo e adicione o tampão novamente.

⇒ 7° passo: Posteriormente, solte o filtro e limpe-o. Observe se a sua junta de borracha não saiu do local, caso isso aconteça, passe um pouco de óleo novo em sua estrutura e a coloque em seu devido lugar.

⇒ 8° passo: Posicione o filtro novamente em sua posição.

⇒ 9° passo: Pegue o óleo novo, abra a tampa da parte de cima do motor e abasteça o reservatório do carro com a quantidade indicada pelo fabricante do veículo. Use um funil para despejar o produto, afim de não fazer muita sujeira.

⇒ 10° passo: Com a vareta medidora, meça a quantidade de óleo que está sendo adicionada. Cuidado para não extrapolar, tente fazer com que o nível seja mediano.

Dicas

Fique sempre atento aos níveis de óleo e de água.

Caso perceba que algum vazamento, leve o automóvel o quanto antes para um mecânico de confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.