Como tratar picada de aranha marrom; Sintomas e Tratamentos

A aranha marrom ou aranha violino, como também é conhecida, é um aracnídeo pertencente a família Sicariidae e tem como nome científico Loxosceles. São seres relativamente pequenos medindo não mais que 4 cm, e com pernas muito compridas. Esse grupo de aranhas é comum em vários locais do planeta, inclusive aqui no Brasil.

Embora sejam venenosas, não tem por característica a agressividade, possuem hábitos noturnos, hora que o animal normalmente caça.

Vivem em locais escuros e quietos onde constroem teias irregulares muito parecidas com algodão. Na natureza é encontrada em casca de arvores e em folhas, contudo, são frequentemente avistadas em perímetros urbanos, nos domicílios, preferem materiais para construção, a parte de trás dos móveis, amontoados de livros, e locais parecidos.

aranha marrom
A picada aranha marrom causa acidente que se não tratados pode levar a morte.

Como já foi dito essa espécie tem por natureza ser branda e sempre que puder irá tentar escapar da presença humana, por esse motivo as picadas mais comuns são registradas em casos de esmagamento do animal, que não tem outra alternativa a não ser o ataque, para se desvencilhar daquela situação.

Sintomas da picada 

A picada da aranha marrom não é muito dolorosa as vezes somos ofendidos sem nem perceber, e os sintomas começam após aproximadamente 12 horas do acidente, os principais indícios notados são:

Necrose de uma picada de aranha marrom
Necrose decorrente da picada de uma aranha marrom

– Dor no local

– Inchaço

– bolhas

– comichão

– Sangue na urina

– Em alguns casos febre

Depois de alguns dias a pele do local começa a necrosar, surgindo também dores de cabeça e fadiga muscular. Embora essa seja uma probabilidade  muito pequena, com o espalhar do veneno algumas operações principalmente renais podem parar de funcionar, causando o falecimento do doente.

Formas de tratamento 

Quando notar que foi ofendido por uma aranha marrom, o mais sensato a se fazer é procurar o centro de saúde mais próximo antes que a peçonha se espalhe pelo corpo. Importante também se hidratar e permanecer o local da picada em elevação  e  fazer compressas de gelo no local.

O tratamento clínico consiste no minístro de soro Antiloxoscélico, deve-se descobrir  qual é a espécie do aracnídeo para o melhor uso medicamentoso, por conseguinte, levar a aranha ajuda na hora do disgnóstico.

 Prevenção 

Simples medidas podem ajudar a manter esse tipo de animal longe da sua casa, cuidar bem do quintal, evitando entulhos próximos a residência, e fazer frequentemente  a higienização da sua  mobilha, e vedar as soleiras das portas. Muito importante também é sempre que for vestir uma roupa, usar um lençol, edredom, cobertor, tolha, calçar sapatos sacudir bem os mesmos, esses locais são esconderijos prediletos da aranha marrom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.