Como tirar a fralda do bebê

O homem ao longo da história foi desenvolvendo técnicas para suplantar as necessidades do dia-a-dia e é essa capacidade de transformação, criação e abstração que nós destaca entre as espécies.  A fralda foi um desses mecanismos adaptativos, é difícil até mesmo traçar sua origem, há traços do uso desse acessório em varias antigas sociedades.

Retirar a frauda
Tirar fralda é processo que precisa ser bem administrado para evitar traumas

Até meados da segunda guerra mundial a fralda mais utilizada era tradicionalmente a de pano, com a diminuição da produção de algodão, a necessidade mais uma vez falou mais alto e  algumas pessoas traçaram os primeiros rústicos projetos, do que viria a ser as atuais fraldas descartáveis. Marion Donovan é o nome da mulher detentora das patentes do invento, contudo devemos intender a realização desse projeto como um resultado processual.

No mundo contemporâneo a fralda descartável tornou-se quase que indispensável, diferente dos primeiros protóticos esses atuais combate a umidade e a proliferação bacteriana, evitando as dolorosas assaduras. Quando a criança está nos primeiros tempos de vida está ainda em fase de desenvolvimento, algumas funções do corpo ainda não são controladas,entre elas está o intestino e a bexiga, por isso, a fralda se torna essencial.

Por volta de um ano e quatro meses o bebê começa a ter um controle parcial do intestino e da bexiga e o numero de fraldas usadas diariamente vai diminuindo de forma gradativa, com cerca de dois anos de idade a musculatura dos canais excretais já está completamente formada e a criança consegue  identificar a hora de ir ao banheiro, e está na hora dos pais tirarem a fralda.

Mas isso não é tão simples assim, nem todos os bebês desenvolvem com a mesma velocidade então pode ser que seu filho precise de mais tempo para a independência  a fralda também implica razões psicológicas e dão esteio e segurança a criança, uma retirada brusca pode traumatiza-la e retardar ainda mais o processo.

O ideal é saber intender as nuânces que seu filho dá, sinais de que está na hora de começar a retirar o uso da fralda, passar grande parte do dia se sujar e os avisos de que vai fazer as necessidades, são exemplos. Primeiro, compre um peniquinho e estimule o uso deste, deixe que ele perceba que a importância do banheiro, pergunte se ele está com vontade, e quando ele falar que precisa ir ao peniquinho atenda-o prontamente, substitua lentamente a fralda pelo penico. Durante a noite as fraldas ainda serão usadas durante um certo tempo, no começo da retirada noturna é comum o famoso  “xixi na cama”.

Os país precisam se dedicar realmente na retirada da fralda de filho, para que esse processo se mais fácil o amor é primordial. Deixe que o pequeno saiba que tem apoio, não faça nada que o force ou pressione, deixe que tudo acorra na forma mais natural possível e jamais negue carinho e atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.