Como ter moradia estudantil UnB

A Universidade de Brasília (UnB) é um dos mais relevantes centros de ensino superior público do país. Sua principal sede se encontra no centro de Brasília, no campus da Asa Norte – Plano Piloto, sendo conhecido como Darcy Ribeiro. Este complexo é um dos maiores e que mais abrigam alunos de toda a universidade.

O sonho de milhares de estudantes do país é conseguir uma vaga em um dos seus cursos, que contam com elevadas notas no MEC (Ministério da Educação), além de professores altamente qualificados e conceituados para o ministramento das disciplinas.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) UnB Honestino Guimarães é uma das categorias mais importantes na organização de toda a instituição, porque de lá é articulado todo o processo de contratação, bolsas, disciplinas, pesquisas, extensões, documentação, etc.

Como ter moradia estudantil UnB
Representação de moradia.
(Foto: Reprodução)O

Para auxiliar nessa organização e proporcionar melhor abordagem as modalidades de atendimento, postos específicos foram criados em seu complexo, como o Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS), que é responsável por destinar bolsas e /ou moradias para alunos de graduação e pós-graduação, de acordo com as suas necessidades socioeconômicas.

Ao todo, estima-se que a Casa do Estudante Universitário (CEU) abriga 360 estudantes aproximadamente e que cerca de outros 900 recebem auxílio de R$ 510,00 mensais para que consigam custear os gastos com aluguel/hospedagem na região.

O prédio da CEU foi construído no Darcy Ribeiro em 1973 e para melhor atender os seus inquilinos provisórios, passou por reformas nos últimos anos – obra que custou mais de R$ 9 bilhões de reais e que acabou não sendo entregue no prazo, o que ocasionou sérios danos aos seus residentes que tiveram que desocupar as instalações por um período consideravelmente longo, onde muitos passaram por dificuldades por se verem sem abrigo e sem recursos para mudar essa situação.

Como ter moradia estudantil UnB?

Para fazer a solicitação de moradia, é essencial que o aluno esteja sempre atento as vagas nos Programas de Assistência Estudantil disponibilizadas pelo seu portal online e também aos normativos do DDS.

É importante que todos leiam o edital que rege essa assessoria antes de promover sua petição. O preenchimento do questionário e formulário do SaeWeb também é essencial. Para logar nessa página, é necessário digitar o número de matrícula do aluno sem o símbolo “/” como senha.

Observação: Todos os dados informados deverão ser comprovados posteriormente através de documentos da DDS, portanto, não é recomendado ministrar nenhuma inverdade durante as descrições.

Os critérios de avaliação desse processo são análise socioeconômica da renda familiar, moradia e o nível de escolaridade dos pais ou cônjuge. O estudante ainda passará por entrevistas com Assistentes Sociais da universidade, sendo então classificados em nível de vulnerabilidade social, podendo ser grupo I ou II.

A partir dessa dinamização, o cadastro poderá ser efetivado para bolsa/auxílio alimentação, moradia estudantil, vale-livro e bolsa permanência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.