Como surgiu a tabela periódica?

A descoberta dos elementos químicos foi um grande avanço para as pesquisas científicas nos anos de 1817 e como necessidade de uma maior organização dessas propriedades, os estudiosos da época iniciaram pesquisas específicas para definir cada componente, desenvolvendo esquemas de classificação para dar base a complexidade da tabela periódica.

O ouro (Au), a prata (Ag), o cobre (Cu), o chumbo (Pb), o estanho (Sn) e o mercúrio (Hg) eram conhecidos parcialmente pelos químicos da antiguidade, mas pela necessidade de identificá-los com mais destreza fez com que buscassem informações mais concretas e detalhadas de cada um deles. O primeiro elemento que passou por esse procedimento foi o fósforo (P), em 1669, pelo alquimista Henning Brand.

A coleta de dados em relação a esses e outros compostos foi surpreendente nas duas centenas de anos seguintes a essa data memorável. Com isso, as classificações químicas começaram a aparecer, onde a primeira divisão da tabela foi associada as classes metais e não-metais.

Primeiro teste

No início do século XIX o cientista, químico, meteorologista e físico inglês, John Dalton, criou grupos de elementos químicos de acordo com as massas atômicas que conhecia, ordenando a listagem ordem crescente em relação a massa atômica de cada um deles.

Os valores desses compostos eram absurdamente altos, por causa da quantidade de erros encontrados nas pesquisas de Dalton. Mesmo com esses fatores negativos, foi possível que químicos estudassem as propriedades destacadas, regulando os valores que estavam foram dos padrões.

Um dos passos mais importantes nesse primeiro estágio foi o dado em 1829, por Johann Wolfgang Döbereiner, porque o químico alemão fundamentou a “lei das tríades”, articulação que separava elementos em três, sendo estes com propriedades semelhantes, como o cloro (Cl), bromo (Br) e iodo (I).

Segundo teste

A reprodução das tríades não foi tão satisfatória, porque a maioria dos metais não podiam ser agrupados pelo modelo imposto, mas através desse insucesso, John Alexander Reina Newlands, em 1864, pode sugerir e organizar grupos de oito, com as massas atômicas listadas em ordem crescente.

A imposição desse paradigma não foi aceita pela Chemical Society, que recusou a publicação de Newlands. Mesmo com a obtenção de várias informações sobre os elementos, nenhuma regra numérica conseguiu organizar toda a estrutura dos compostos. A teoria básica dos elementos químicos ficou sendo definida através do número atômico e da teoria quântica de cada propriedade.

Terceiro teste ou Disposição sistemática de Mendeleev

Para conseguir estabelecer um modelo mais apropriado, em 1869 o químico russo Dimitri Ivanovich Mendeleev, começou a analisar as bases químicas de cada elemento, criando uma carta para cada um deles, contendo suas propriedades químicas e físicas, símbolo e massa atômica.

A organização da tabela periódica se deu pela ordem crescente das massas atômicas, onde os elementos foram agrupados de acordo com as suas semelhanças. As relações entre os compostos nesse modelo eram perceptíveis em todas as lacunas verticais, horizontais e diagonais. A aceitação nessas determinantes fez com o Mendeleev recebesse o Prêmio Nobel em 1906.

Números atômicos

No ano de 1913, o cientista britânico Henry Mosseley constatou que o número de prótons no núcleo de um determinado átomo era sempre o mesmo, com isso pôde organizar ainda mais a tabela imposta por Mendeleev, corrigindo as pequenas falhas que ainda restavam em seu sistema.

Últimas modificações

A tabela periódica moderna passou por outras alterações, como a formulação da numeração dos seus números, projeto efetuado pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) que vai do 1 ao 18, onde as casas são contadas da esquerda para a direita, onde o conjunto 1 é dos metais alcalinos e o 18 dos gases nobres.

Tabela periódica atual

Como surgiu a tabela periódica?
Tabela periódica atualizada.
(Créditos da foto: http://2.bp.blogspot.com/)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.