Como solucionar um problema no certificado de segurança do site

Procolos de segurança

O protocolo SLL mais conhecido apenas como certificado de segurança, é um mecanismo de segurança virtual que codifica as informações veiculadas entre uma pagina da Web e um computador. A criptografia garante que  no translado entre servidor e usufrutuário nenhum dado seja capturado, desviado ou e chegue ao seu destino inviolado, dando maior garantia para quem executa operações financeiras ou precisa ceder informações sigilosas pela internet.

O Certificado de segurança

É muito importante ter um certificado de segurança no computador, ele assegura que nenhuma pessoa sem autorização faça uso de informações confidenciais suas, além de proteger contra softwares mal intencionados. Estabelecendo sempre conexões seguras em sua navegação, checando a idoneidade das páginas e pessoas com que você permuta dados.

segurança
Erros no certificado de segurança de um site nem sempre significa que o mesmo é inidôneo

As vezes acessamos um endereço e logo aparece na tela o erro avisando a conexão com aquele site não é confiável, isso quer dizer que o seu navegador não encontrou ou  não considerou válido o certificado de segurança daquela página, assim ela pode representar algum tipo de risco para o  usuário.

No entanto, nem sempre os problemas com certificado de segurança significa que realmente um risco na página, e alguns deles tentaremos detectar a seguir. As vezes até mesmo ao tentar logar em uma rede social o individuo se depara com o tal erro, e este passa a ser recorrente em vários sites que outrora eram aceitos como confiáveis, isso pode ser um sinal que algo de errado com seu sistema.

Solução simples para os erros

Um das razões mais frequentes é a o atraso na data e na hora do computador, geralmente quando isso acontece há falha no reconhecimento dos certificados. Para resolver isso atualize o calendário do dispositivo e tente conectar-se novamente. As vezes a recorrência da desatualização pode ser um sintoma de outro problema, bateria da placa mãe está fraca e é chegada a hora de substitui-la.

Há a possibilidade também de seu computador ter contraído algum vírus, caso suspeite disso faça uma varredura em seu PC com um bom antivírus e faça um upgrade de seus navegadores. É  válido informar que as vezes o erro no certificado pode ser dado pelo não reconhecido por parte do seu browser das certificações usadas pelo site em questão, se você sabe sobre a confiabilidade do mesmo ignore a mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.