Como se inscrever no FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa dirigido pelo Ministério da Educação, que permite aos estudantes de nível superior financiar sua graduação em instituições privadas. Devido a uma mudança no formato e de agente operador, agora o FNDE ( Fundo de Desenvolvimento da Educação), foram registradas baixas consideráveis nos juros praticados, que declinaram para  3,4%. Agora o acadêmico também pode solicitar o FIES em qualquer período do ano.

Fies
O FIES vem trabalhando em prol da democratização do acesso ao ensino superior de qualidade.

Para que você possa participar dos quadros do FIES o estudante precisa estar dentro da graduação em curso presencial não gratuito, obter uma boa Avaliação no SINAES (  Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e que a entidade de ensino em vista seja conveniada. Aos estudantes que concluíram o Ensino Médio  de  2010 em diante  é exigido a participação no Enem daquele ou do ano subsequente, está isento dessa determinação os docentes da rede pública de ensino.

 Algumas questões podem vetar a participação de certos acadêmicos ao programa, são elas:

➣Não compromisso com eventuais dividas contraídas com o Programa de Crédito Educativo;

➣Matrícula  trancada no momento da solicitação ao FIES;

➣Possuir renda familiar que supera vinte salários mínimos;

➣Possuir renda familiar comprometida inferior a 20%;

➣Que já tenha sido alguma vez utilizador do programa de financiamento estudantil;

Forma de Inscrição

Se você atende aos pré-requisitos mencionados e deseja se inscrever no FIES, você precisa acessar o sítio informatizado do programa, o SisFiez . Lá você deverá preencher com minucia os dados solicitados, que inclui o CPF, endereço de e-mail ativo e o cadastramento de uma senha que será doravante utilizada toda vez que você for acessar. Uma confirmação será enviada para o e-mail indicado, dai basta  efetuar o login com sua senha e preencher o cadastro pessoal, informando seus dados, do curso e da instituição, além das opções de financiamento pretendidas.

Após feita a inscrição o estudante tem 10 dias  para homologar os dados fornecidos no site perante a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) que é o órgão com autoridade legal para acareação das informações dos candidatos ao Fies. Validado pelo CPSA, o estudante terá mais 10 dias ( contados a partir do terceiro dia útil após a confirmação) para comparecer até uma agência física para legitimar o financiamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.