Como se inscrever no Enem

O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, prova realizada para testar os conhecimentos dos alunos, ex alunos e pessoas que desejam ingressar em uma unidade de ensino superior público ou privado. As provas são aplicadas em 2 dias, normalmente realizadas após o mês de Setembro. Dependendo da nota tirada nos testes realizados, o vestibulando ainda poderá concorrer a bolsas parciais ou integrais no curso que desejar – desde que consiga a vaga na instituição que deseja.

Novidades no ENEM

No dia 18 de Junho de 2013 foi aprovado o projeto da Comissão de Educação, Cultura e Esporte pelo Senado Federal, onde foi solicitado que todos os estudantes concluintes do Ensino Médio teriam sua matrícula efetivada automaticamente para a avaliação do Enem, sem que precisassem pagar taxa alguma ou fazer a inscrição no site do projeto.

A iniciativa se deu em função de fazer os alunos participarem mais do processo avaliativo e em conseguir uma evolução nos testes ministrados, fazendo assim com que o nível da qualidade da avaliação melhore.

Os outros participantes que não estão no último ano do Ensino Médio ou que já se formaram e desejam realizar a prova, deverão se inscrever no site da INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), seguindo passo a passo da realização da inscrição.

Passo a passo de como se inscrever no Enem

Inscrição

* Acesse o site do Enem;

* Clique em “Inscrição“;

* Preencha os campos com os seus dados pessoais e outros para que o site faça uma avaliação do perfil do candidato;

* A cada página preenchida, aperte a opção “Continuar“;

* Após colocar todos os dados, os mais importantes aparecerão na tela, é indicado que eles sejam conferidos;

* Se todos os dados estiverem corretos, basta apenas que o candidato confirme a inscrição.

Caso a pessoa não esteja matriculada em nenhuma rede de ensino pública, ela deverá pagar uma taxa para realização da prova ou solicitar a taxa de isenção da inscrição. Para os alunos que possuem matrícula escolar pública, essa taxa é isenta, desde que a mesma seja informada no ato do preenchimento dos dados no momento da inscrição.

O candidato poderá visualizar todas as informações do andamento das provas, acompanhando a sua própria inscrição. Basta apenas que acesse o site do Enem e clique na opção “Acompanhe sua inscrição“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.