Como se comportar durante um terremoto

Como já sabemos, no Brasil os terremotos que há são de graus menores, muitos são imperceptíveis.  Muitos brasileiros que viajam á países que sofrem com abalos sísmicos, quando se deparam com determinada situação, ficam perdidos em meio a confusão por não terem ideia do que se fazer no momento do tremor. Para ajudar as pessoas que não tem esse tipo de treinamento, veja aqui algumas dicas importantes de como se comporta e se proteger durante um tremor de terra.

sobrevivendo em um terremoto
Terremoto na China
foto: reprodução

 Manter a calma, não deixar se levar pelo desespero. Um grande erro que as pessoas cometem é irem para a rua, por vezes acharem que é mais seguro, na verdade é onde está o maior risco. Pois os motoristas que estão nas ruas podem perder o controle e causar um grave acidente. Caso esteja em um edifício o indicado é ficar no térreo  após o terremoto, mas não use o elevador. Também procure ficar longe de objetos que possam te atingi-lo, a exemplo de lâmpadas, armários, ventiladores, etc.

Bons locais para permanecer, durante um terremoto, é entre os vãos das portas e embaixo de mesas ou se possível, em campos abertos, se precisar se deslocar vá sutil e rapidamente, não corra, a maioria dos ferimentos ocorrem por quedas ou cortes. Procure ficar longe de objetos inflamáveis, se estiver de carro estacione longe de postes, árvores, pontes ou edifícios.

Um terremoto dura em média alguns minutos. É  bom ficar atento ao movimento do mar, caso esteja em área litorânea. Se a água começar a voltar com  uma maré baixa pode ser uma tsunami a caminho. Outras dicas importantes são:  desligar o gás, nunca andar descalço, ter sempre um kit de primeiros socorres. Caso more em áreas de risco é bom parafusar armários e outros moveis, estar munido de kit normal de sobrevivência como comida como barras de cereais e garrafas d’água, radio de pilha, lanterna, apito, pilhas extras e um kit médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.