Como reverter o aquecimento global

O aquecimento global é caracterizado como o aumento demasiado da temperatura média do ar e dos oceanos, processos ocasionados pelas alterações climáticas constantes que vem acontecendo na no planeta. Esse processo vem sendo observado desde o século XIX. Também está sendo observada pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde a sua fundação em 1945  e pelo IPCC (Painel Intergovernamental em Mudança do Clima).

Os cientistas pertencentes a ambos grupos, afirmam que o século XX foi um dos mais quentes já vividos no planeta, tendo aumento da temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Mesmo sendo considerado um valor pequeno, muitas mudanças puderam ser observadas, como a drástica variação de temperaturas, que afetou diretamente na biodiversidade, ecossistemas e na vida humana.

Soluções implantadas para a contenção do aquecimento global
Representação do planeta Terra derretendo, devido ao aumento das temperaturas.
(Foto: Reprodução)

As causas do aquecimento global são inúmeras, o que mais preocupa são o desmatamento, a impermeabilização do solo e todas as ações e atividades humanas, que elevam os níveis do efeito estufa gradativamente através do aumento da queima de gases de combustíveis fósseis, sendo os principais deles o carvão mineral, petróleo e o gás natural. Essas substâncias, produzem altas taxas de metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e dióxido de carbono (CO2), elementos descritos como retentores de calor.

Outra consequência preocupante proveniente do aquecimento global, é o derretimento das geleiras e calotas polares, sendo a região do oceano Ártico a mais afetada. Estudos revelam que grande parte das capas de neve e as principais cordilheiras do mundo podem vir a desaparecer em anos, décadas ou daqui algumas centenas de anos, muito pouco tempo para tanto estrago que irá proporcionar para o mundo, a extinção de inúmeras espécies de vida marítima.

Devido a esses e outros problemas constatados, alguns projetos vem sendo fundamentados por vários países do planeta, para a contenção do efeito estufa e a reversão do aquecimento global, sendo os principais deles:

 O Protocolo de Kyoto, que propõe as nações a redução da sua emissão de gases que ocasionam o efeito estufa;

 Aumento do uso de biocombustíveis, que são menos poluentes que os combustíveis fósseis;

 Uso de catalizadores em automóveis, sejam eles de duas, quatro ou mais rodas;

 Recuperação do gás metano nos aterros sanitários;

 Realização de coleta seletiva de lixo;

 Utilização de técnicas limpas na agricultura, para controlar a emissão de carbono;

 Aumentar ageração de energia limpa (eólica, solar , hidrelétrica e maremotriz);

 Implementação de programas de reflorestamentos, tanto em centros urbanos quanto nos rurais;

 Diminuir constantemente o desmatamento e as queimadas de florestas;

 Instalação de sistemas que controlem a emissão de gases poluentes nas indústrias;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.