Como respeitar as escolhas dos filhos?

As crianças estão se desenvolvendo cada vez mais rápido no mundo contemporâneo, atingindo um elevado grau de maturidade e corpo adulto logo na fase inicial da adolescência, dados que surpreendem todos os familiares e fazem com que os pais sintam dificuldades na imposição de limites e na contenção dos seus exageros.

O instinto maternal e paternal é no geral bastante intensivo, onde ambas figuras protegem demasiadamente, atrapalhando por vezes o desenvolvimento dos jovens. A interferência constante que o casal articula é um dos pontos que fazem com que os desentendimentos comecem a surgir no âmbito familiar.

Como respeitar as escolhas dos filhos?
Mão e filha.
(Foto: Reprodução)

É claro que existem alguns cuidados que devem ser realizados para uma boa educação e passagem de valores, mas tomar atitudes para que o indivíduo não sofra, se decepcione ou tenha qualquer descontentamento na vida é demais, cada ser humano forma a sua personalidade de acordo com as suas próprias quedas e como superam cada uma delas.

Os limites tem que estar presentes, mas devem ser manipulados de uma forma mediana, fazendo com que o adolescente saiba até que ponto a sua liberdade vai, promovendo uma maior conscientização dos seus atos e das reações que eles propiciaram para si.

Mesmo dando muitos conselhos e tendo um diálogo frequente, muitos pais não conseguem conter seus filhos, sendo a grande maioria deles muito rebeldes. A resposta dos jovens para seus pais são atitudes insensatas, como desobedecer ordens, sair sem avisar, começar a usar drogas, engravidar, etc.

O que fazer?

Não existe um segredo chave nesse processo, cada família possui um probleminha específico. Portanto, o melhor a fazer é ser amigo, dando responsabilidades desde criança para que ele comece a amadurecer por si só, diminuindo o excesso de preocupações do casal.

As proibições constantes não devem ser realizadas, ao contrário disso, dê um voto de confiança, converse sempre sobre o assunto, alerte sobre o problema e como foi difícil para os pais lidar com isso quando estavam em sua adolescência. Tente dar bons exemplos e mostre a eles que é dando que se recebe, que confiança se perde com mentiras, que quanto mais forem irresponsáveis mais “apanharão” da vida.

Dica

Aperfeiçoar a ideia de que seus pequenos já estão se tornando adultos por vezes é um problema. Para ajudar nesse processo, converse com seus pais e veja como eles lidaram quando estavam jovens ou procure o apoio de psicólogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.