Como renovar passaporte

O Brasil, assim como alguns países do MERCOSUL, não utilizam a forma de renovação do passaporte como em outras regiões do mundo. O DPF (Portal da Polícia Federal) exige que todas as vezes que ele estiver para vencer, que um novo processo de retirada de um novo passaporte seja realizado, assim como a primeira vez, levando todos os respectivos documento exigidos mais o documento que está para ter sua validade alcançada.

O DPF indica que todos que desejam renovar seu passaporte ou dar entrada para a retirada do documento para uma primeira viagem no exterior, que faça isso 6 meses antes da viagem ou 6 meses antes dele vencer. Isso porque muitos países do exterior aceitam turistas apenas com passaportes que já possuam mais de 6 meses de expedição. Quanto mais carimbos o documento tiver para apresentar nesses locais, melhor, pois transmite mais segurança para entrada, saída ou permanência do cidadão em qualquer localidade do mundo.

Para realizar a petição de um novo passaporte, é necessário entrar no site da DPF, preencher todo o formulário, pagar sua taxa de emissão, levar todos os documentos necessários para o local que o site destinará e mais o passaporte antigo.

Documentos necessários para renovação de passaporte

* Documento de Identidade;

Passaporte DPF

* Título de eleitor e o comprovante de votação da última eleição;

* Documento de dispensa do Serviço Militar (para os homens);

* Certificado de Naturalização – para quem foi naturalizado brasileiro;

* Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU, referente a taxa de emissão do documento requerida no site;

* CPF;

* Passaporte comum ou de emergência –  quando houver. Caso o cidadão possua este documento e não o leve, terá que pagar o dobro da taxa cobrada para a emissão do passaporte, que custa R$ 312,14;

* Passaporte vencido ou com vencimento próximo.

O protocolo destinado pela DPF após a solicitação do passaporte é de R$ 156,07 que deverá ser pago até a data prevista no bilhete, caso isso não aconteça, todo o processo deverá ser efetuado novamente. Caso haja a perca desse boleto, basta que o site de solicitação de uma segunda via seja acessado, os dados informados corretamente, que será emitido uma nova folha de pagamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.